INSS adia para setembro retomada do atendimento presencial em agências.
O tempo de funcionamento será de seis horas contínuas com agendamento
O Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) adiou para setembro a retomada do atendimento presencial
em suas agências. A data ainda não foi definida e poderá ser anunciada ainda
nesta sexta-feira (21).
A reabertura estava prevista
para a próxima segunda-feira (24). A suspensão do atendimento nas unidades
ocorreu em março em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e a
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem
prorrogando a atendimento remoto aos segurados e beneficiários.
O cidadão que tiver
necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais
remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de
atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e
serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do
prazo para cumprir exigências.
Ainda de acordo com o órgão,
em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência
será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos
segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.
Também serão retomados os
serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento
remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
As agências que não
oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar
de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido
para tirar dúvidas.
Agência Brasil
Nenhum comentário