https://picasion.com/

Últimas Notícias

Um Picuiense mais 3 candidatos ao Diaconato Permanente serão ordenados este mês.

Reprodução

Neste mês de agosto dedicado às vocações, a Igreja Particular de Campina Grande, na Pessoa de seu Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, irá ordenar 4 Diáconos Permanentes; os candidatos são Maurício Nascimento de Oliveira, Gleydson Lopes do Nascimento, José de Farias Filho e Wanderley José Dantas; eles integram a primeira turma da escola diaconal desde a sua reabertura em 2015.

Acerca dos Candidatos:

Gleydson Lopes do Nascimento

É natural da cidade de Recife, tem 38 anos, é casado com Érika há 13 anos, com quem tem uma filha de 5 anos de idade, Maria Cecília. Seu serviço pastoral se dá na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Catingueira. É responsável pela formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Sua formação acadêmica é em Administração e sua atuação profissional é como Bancário.

José de Farias Filho (Cazuza)

É natural da cidade de São João do Cariri, tem 54 anos, é casado com Terezinha de Souza Farias, há 33, com quem tem dois filhos, Camilo e Caíque. Participa como agente de pastoral na Paróquia da Sagrada Família desde o ano de 1992 quando ainda era área pastoral das Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Na Paróquia é ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, responde pela Pastoral Social, a qual tem dedicado maior parte do seu tempo, servindo ao próximo.

Maurício Nascimento de Oliveira

É natural da cidade de Esperança, tem 53 anos, é casado com Josefa Diniz de Oliveira, há 34 anos. Desde muito cedo sentiu o chamado do Senhor para servir à Igreja. É professor da rede pública, cursou teologia no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, onde também fez sua escola diaconal.

Wanderley José Dantas

É natural de Picuí, tem 47 anos, é casado com Maria Aparecida da Silva Dantas, há 23 anos, com quem teve um filho, Lucas Dantas. É paroquiano da Paróquia de São Sebastião, em Picuí. Na instância diocesana, é membro da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética e da Comissão Diocesana de Liturgia, além de integrar o Conselho Diocesano de Pastoral, o CDP; atua como articulador da Forania do Curimataú. Na Paróquia, exerce função de Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, é membro da Pastoral Familiar, Coordena a Pastoral da Saúde, é membro do conselho paroquial de assuntos econômicos, da Comissão Missionária paroquial. Sua formação acadêmica é em Direito, atua como Advogado residente em Picuí; Estudou Administração, Teologia, é Especialista em Direito Municipal e Público, Gestão Pública Municipal, Governamental e Responsabilidade Fiscal e Previdenciária. Atualmente é Pós-Graduando em Direito Tributário.

Os candidatos ao Diaconato Permanente serão ordenados pela imposição das mãos e oração consecratória do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Solenes Celebrações Eucarísticas neste mês de agosto de 2020, conforme calendário:

️ 07 de agosto de 2020 será ordenado Maurício Nascimento de Oliveira, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança/PB, às 19h.

️ 14 de agosto de 2020, serão ordenados Gleydson Lopes do Nascimento e José de Farias Filho na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, às 19 h.

️ 28 de agosto de 2020 será ordenado Wanderley José Dantas, às 17h30 na Matriz de São Sebastião, em Picuí/PB.

O Diaconato Permanente

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja latina restabeleceu o diaconato como um grau particular dentro da hierarquia. Cabendo a homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas, a possibilidade de receberem a ordem do diaconato, unindo-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental do diaconato.

 

Por: Ascom - Foto: Arquivos

Nenhum comentário