https://picasion.com/

Últimas Notícias

Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite começa dia 5.

Reprodução/Internet

A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite começa na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro. A finalidade é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Já para multivanicação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ela explica que serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Dessa forma, a população-alvo deve comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada, ou seja, a vacinação deverá ser realizada de forma seletiva”, afirma.

A chefe do Núcleo de Imunização pontua que a sugestão da SES é que os municípios realizem a multivacinação por agendamento dos agentes comunitários de saúde de cada microárea, evitando a aglomeração. A Secretaria também orienta fazer parceria com escolas, ginásios e associações para evitar um número alto de pessoas nos Postos de Saúde.

Sobre as metas, a da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já a da Multivacinação, a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações.

Isiane Queiroga destaca que este ano o Dia “D” irá acontecer no sábado, 17 de outubro. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, a estratégia será diferente, sem a mobilização que ocorre todo ano. “O Dia D vai existir para que os pais que trabalham durante a semana possam levar os filhos para vacinar no sábado. Todos os 1.523 pontos de vacinação estarão abertos nesse dia, sem mobilização”, pontua.

A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite será realizada até o dia 30 de outubro.

 

Por Ascom

Nenhum comentário