https://picasion.com/

Últimas Notícias

Projeto de Chió reconhece ‘Troféu Gonzagão’ como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

Deputado Estadual Chió (REDE/PB)

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei N º 854/2019, que reconhece o “Troféu Gonzagão” como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

De autoria do deputado estadual Chió (REDE/PB), o Projeto de Lei já havia recebido parecer pela constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, e aprovado por unanimidade, na Comissão de Educação, Cultura e Desportos.

“Por sua relevância para a Paraíba e para a cultura nordestina, não restam dúvidas que o Troféu Gonzagão merece ser reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do nosso estado. Uma premiação pensada para homenagear a cultura nordestina, seja na música, no teatro, na literatura popular e erudita, no cinema, e em todos os campos culturais onde a criatividade dos nordestinos se manifesta”, justificou o deputado Chió.

Criado em 2008 pelo Instituto Intercultural Brasil (INBRA), o Troféu Gonzagão é realizado todos os anos, constando no Calendário Oficial de Eventos da Paraíba. O evento é considerado o ‘Oscar do Nordeste’, dada a sua importância.

“O Troféu Gonzagão hoje é só gratidão. Essa honraria não pertence a nós, mas, a todos os artistas, apoiadores, equipe técnica, colaboradores e ao público em geral, que nos apoia, desde os primeiros passos do evento. Nossa imensurável gratidão ao deputado Chió pela iniciativa e sensibilidade, e a todos os deputados da Assembleia pela aprovação do projeto em unanimidade”, destacou Rilávia Cardoso, organizadora do Troféu Gonzagão.

O evento que leva o nome do ‘Rei do Baião’ Luiz Gonzaga consagrou-se como um dos mais importantes eventos culturais de toda região. Nomes como Jackson do Pandeiro, Raimundo Fagner, Alcymar Monteiro, Dominguinhos, Alceu Valença, Marinês, Sivuca, Nando do Cordel, Zé Dantas, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Carlinhos Brown, Falamansa, e o pernambucano Silvério Pessoa, entre tanto outros, já foram homenageados.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação/Deputado Estadual Chió (REDE/PB)

Nenhum comentário