https://picasion.com/

Últimas Notícias

Aplicativo que recomendava remédios sem comprovação contra Covid-19 sai do ar.

Aplicativo do Ministério da Saúde - TrateCov - Foto: Reprodução

O aplicativo do Ministério da Saúde TrateCOV, lançado em Manaus no último dia 11 de janeiro, estava fora do ar nesta quinta (21).

A plataforma, voltada para profissionais de saúde, tinha como objetivo auxiliar no diagnóstico da Covid-19 e recomendava uma série de remédios sem comprovação de eficácia contra a doença. Hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina poderiam ser recomendados, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente.

Em nota, o Ministério informou que o aplicativo era um "projeto-piloto" e não funcionava oficialmente, era apenas um "simulador". "No entanto, o sistema foi invadido e ativado indevidamente – o que provocou a retirada do ar, que será momentânea", disse.

A pasta não deu prazo para o retorno do aplicativo.

Mais cedo, o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu um comunicado em que diz ter solicitado ao Ministério da Saúde a "retirada imediata do ar do aplicativo TrateCov".

De acordo com o órgão, a ferramenta não preserva o sigilo das informações e não deixa claro como serão utilizadas, permite o preenchimento por pessoas não especializadas e induz à automedicação, além de assegurar "validação científica a drogas que não contam com esse reconhecimento internacional".

 

Anna Satie, da CNN em São Paulo

Nenhum comentário