Departamento Técnico de Educação da Famup disponibiliza dados para ajudar municípios na avaliação do Ideb.
O Departamento Técnico de
Educação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) elaborou
planilhas com dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). O objetivo é auxiliar os 223 municípios paraibanos a montar estratégias
que garantam um melhor desempenho nas avaliações que serão elaboradas no final
desse ano. Os dados podem ser solicitados pelos filiados por meio do email
educação@famup.com.br
De acordo com a consultora
técnica de Educação, Camila Moreira, os dados levantados pela Famup podem
contribuir para que os gestores tenham uma visão geral dos resultados do último
Ideb e com isso, tomarem as melhores decisões sobre os investimentos na rede
pública de ensino. “Os dados podem mostrar onde os alunos enfrentam maior
dificuldade nas disciplinas e assim, intensificar esforços nessas áreas”,
destacou.
A Famup vai disponibilizar
aos municípios quatro arquivos para auxiliar na avaliação do Ideb, visto que
ainda existem dúvidas quanto ao retorno às aulas em diversos municípios. Para
Camila, conhecer a realidade dos Municípios é fundamental também para tomada de
decisão quando o assunto é a volta às atividades escolares.
Conforme o presidente George
Coelho, a Famup tem se preocupado em sempre levar informações com números e
dados para que os gestores possam tomar as melhores decisões na hora de
elaborar seus planejamentos. Pensando nisso, a Federação sai na frente este ano
disponibilizando os dados do Ideb aos gestores.
Avaliação – O Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só
indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a
qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas
avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar,
obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque
pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados
sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade
educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre
fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um
sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade
no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do
sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem
qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de
melhoria do sistema.
O índice também é importante
condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta
para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem
estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a
um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Assessoria de Imprensa
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