https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí, vereadores da situação solicitam do Governo do Estado a implantação de uma UTI no Hospital Regional.

Montagem: ClickPicuí

Os vereadores da situação na Câmara Municipal de Picuí, através de um requerimento de bancada, estão solicitando do governador do Estado da Paraíba, o senhor João Azevedo, implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Picuí-PB.

Na justificativa, os solicitantes destacam a importância e necessidade da instalação de leitos de UTI no Hospital Regional de Picuí, já que a região fica a cerca de 130 km de um leito de UTI mais próximo, que é na cidade de Campina Grande. A instalação de uma UTI naquela unidade de saúde deverá salvar muitas vidas, evitando transferências de pacientes graves e proporcionando todo o tratamento específico e necessário em um curto intervalo de tempo. Confira abaixo e na integra a justificativa do pedido.

O Hospital Regional de Picuí atende a 13 municípios do Seridó e Curimataú que compõem a 4ª Região de Saúde da Paraíba, ao todo temos uma população de aproximadamente 115 mil habitantes que dependem da unidade de saúde para consultas ambulatoriais e especialidades de urgência e emergência, ortopedia e buco-maxilo-facial, obstetrícia, pediatria e realização de cirurgias eletivas na área de cirurgia geral, otorrino e mastologia. Entretanto, aquela unidade de saúde ainda não dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Este pleito sempre foi solicitado pela população dos 13 municípios referenciados pelo Hospital Regional de Picuí, inclusive, sempre foi pauta de reivindicação nas plenárias do orçamento democrático estadual realizadas pelo Governo da Paraíba. Além de ter sido solicitado por diversos agentes políticos (Prefeitos, Vereadores, Deputados) a governos anteriores, mas infelizmente nunca foi concretizado. A importância e necessidade da instalação de leitos de UTI no Hospital Regional de Picuí é notória, já que a nossa região fica a cerca de 130 km de distância do leito de UTI mais próximo, que se localiza na cidade de Campina Grande. Portanto, a instalação de uma UTI naquela unidade de saúde poderia salvar muitas vidas, evitando transferências de pacientes graves e proporcionando todo o tratamento específico e necessário em um curto intervalo de tempo. São inúmeros relatos de pessoas que perderam a vida durante as transferências para as cidades de Campina Grande e João Pessoa e isso ficou ainda mais evidente durante esse período de pandemia causada pela covid-19. Recentemente o Hospital Regional passou por uma grande reforma e readaptação de sua infraestrutura para abrigar futuros leitos de UTI, além de ter sido divulgado, pelo portal do Governo do Estado, a doação de diversos equipamentos médico-hospitalares para o funcionamento da UTI do Hospital Regional de Picuí. Assim, acreditamos que a maior parte das dificuldades para a efetivação deste pleito já foram sanadas. Nesse sentido, e reconhecendo o compromisso do Governador da Paraíba em promover saúde de qualidade para nosso Povo, solicitamos o pleito acima, na certeza do seu atendimento, já que representa um anseio da população da nossa região.

A propositura foi assinada pelos vereadores Jean Barros (PT), Jozelma Dantas (PL), Ranieri Ferreira (PT), Diogo Marques (PT) e André Dantas (PL). Aprovada no plenário da ‘Casa Francisco Eduardo de Macedo’, a propositura foi enviada ao Governo do Estado.  

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) servem para o acolhimento de pacientes em estado grave. São pacientes com chances de sobrevida, mas que demandam monitoramento constante. Além disso, as UTIs são destinadas a casos específicos.


Francisco Araújo/ClickPicuí

Nenhum comentário