Psicólogos do IFPB publicam livro sobre psicologia escolar na pandemia.
Artigo foi sobre ações do
grupo Há Braços, de acolhimento aos estudantes
As experiências de
atividades de acolhimento aos estudantes desenvolvidas pelas equipes de
psicologia do Instituto Federal da Paraíba durante a pandemia transformaram-se
em reflexões publicadas em capítulo de livro pela editora Pimenta Cultural. O e-book
onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? traz 44 capítulos com
textos de todo o país.
O capítulo “Grupo Há Braços:
ações de acolhimento de estudantes por profissionais da psicologia do IFPB
durante a pandemia de Covid-19” foi escrito pelos psicólogos da instituição:
Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues, do Campus Campina Grande; Alex Ribeiro da
Silva, do Campus Picuí; Anna Paola Sivini Lins e Silva, do Campus João Pessoa,
e Letícia Lacerda Bailão, do Campus Monteiro. Mas, os autores fazem questão de
destacar a atuação dos colegas que trabalharam durante a atuação do grupo Há
Braços: Ana Carolina Simões Andrade Santiago Mousinho, da Reitoria; Eduardo
Vieira da Cunha Ferraz, do campus João Pessoa; Jeordan Rangel de Figueiredo
Júnior, do Campus Princesa Isabel, e Renalle Ruana Pessoa Ramos, do Campus
Cajazeiras.
Os profissionais destacaram
o desafio de utilizar diversas plataformas e aplicativos para acolher demandas
de sofrimento dos estudantes dos 21 campi do IFPB, contribuindo na manutenção
da saúde mental. Eles desenvolveram ações em três frentes de trabalho: suporte
emocional em atendimentos individuais por meio de plataformas virtuais, criação
e gerenciamento de grupos de WhatsApp onde realizaram atividades com temáticas
variadas seguindo o interesse dos estudantes, transmissões ao vivo temáticas e
sarau artístico, no Instagram, com participação de servidores.
O artigo dos servidores do
IFPB menciona a Política de Assistência Estudantil do IFPB e seu Programa de
Atenção e Promoção à Saúde do Estudante que estimularam o vínculo entre os
alunos e a instituição em um momento delicado como o da interrupção das aulas
presenciais. Os psicólogos ressaltaram o benefício que muitos estudantes de
campi onde não há psicólogo tiveram ao puder receber atendimento mediante as
Tecnologias de Informação e Comunicação. Durante quatro meses, o grupo de
psicólogos recebeu 105 solicitações de atendimento individual por meio das
TICs, além das demandas diretas enviadas pelos campi. As equipes tiveram
contato com os estudantes também por meio de dois grupos de WhatsApp, cada qual
com 256 inscritos, onde trabalharam temas como ansiedade e habilidades
emocionais. O Grupo Há Braços finalizou o trabalho quando as aulas retornaram
remotamente, com a instauração de Núcleos de Acompanhamento Psicossocial nos
campi.
A psicóloga Ana Carolina
Simões, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ressalta que a obra foi
recomendada pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). A
coletânea tem como organizadores Fauston Negreiros e Breno de Oliveira Ferreira
e pode ser
acessada livremente neste link da editora.
DGCOM do IFPB
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