https://picasion.com/

Últimas Notícias

UFCG prorroga prazo para cadastramento dos selecionados no SiSU 2021.1

Imagem Ilustrativa - Reprodução

Documentação digitalizada deve ser enviada da meia-noite desta quarta, 21, até o meio-dia (12h) da sexta-feira, dia 23.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou edital de retificação prorrogando da meia-noite desta quarta-feira, dia 21, até o meio-dia (12h) da sexta-feira, dia 23, o prazo para envio da documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) dos candidatos selecionados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021.1.

Veja aqui a lista dos selecionados na Chamada Regular do SiSU 2021.1.

Cadastramento

Cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes segundo a terminologia oficial da UFCG. O cadastramento (registro acadêmico) é o procedimento por meio do qual o candidato classificado se torna aluno da instituição. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo. Os dois procedimentos são obrigatórios para garantir a vaga na UFCG.

O envio da documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) na UFCG deverá ser feito através do link disponibilizado no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) e no Portal da UFCG. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga.

Para auxiliar os classificados, a Comprov elaborou um guia detalhando os procedimentos a serem adotados no envio da documentação. Confira aqui o Guia de Cadastramento do SiSU 2021.1.

Em caso de dúvidas sobre o procedimento e documentação, o candidato deverá entrar em contato, por e-mail, com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação.

Autodeclaração de cotas raciais e Pessoa com Deficiência (PcD)

Outra alteração em relação ao Edital PRE Nº 02, de 08 de março 2021, diz respeito à validação de autodeclaração para candidatos que concorrem pela Reserva de Vagas (cotas) para população de Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI) ou que se autodeclararem Pessoa com Deficiência (PcD).

Em função das medidas de restrição recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a validação da autodeclaração, por meio de comissão constituída para esse fim, será suspensa enquanto durar a pandemia de Covid-19. Em casos de denúncia, serão tomadas as providências legais cabíveis, podendo levar ao cancelamento da matrícula daqueles cuja fraude foi constatada.

Os candidatos autodeclarados indígenas devem anexar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Os candidatos que se autodeclararam Pessoa com Deficiência (PcD) e que foram selecionados na Chamada Regular, assim como os convocados da Lista de Espera, devem anexar laudo médico original, expedido no máximo há 90 dias antes do cadastramento, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença-CID, bem como a provável causa da deficiência.

Certificado de conclusão do Ensino Médio

Os candidatos que, em virtude do atraso do encerramento do ano letivo de 2020 ocasionado pela pandemia de Covid-19, não tiverem concluído o Ensino Médio, poderão apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar do Ensino Médio até o dia 31 agosto de 2021. No momento do envio da documentação, os candidatos deverão anexar o Termo de Compromisso, preenchido e assinado, disponibilizado no portal da Comprov, no campo destinado à anexação de documentos. A UFCG reserva-se o direito de efetuar o cancelamento do vínculo, caso a documentação exigida não seja entregue no prazo mencionado.

CadÚnico

Os candidatos que optaram pela vagas reservadas (cotas por renda per capita) devem estar devidamente e previamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A comprovação deverá ser feita exclusivamente por meio de documento emitido no site Meu Cadúnico. O prazo para recurso contra análise do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o dia 23 de abril. O resultado sairá até o dia 26 de abril.

Matrícula em disciplinas e início das aulas

As datas das matrículas em disciplinas e início das aulas do Período 2021.1 serão divulgadas posteriormente em edital a ser publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

Lista de espera

Os candidatos não selecionados na Chamada Regular e que desejam participar da Lista de Espera da UFCG devem manifestar interesse no site do SiSU até essa sexta, dia 23. A relação dos candidatos que manifestaram interesse será disponibilizada no site da Comprov até o dia 30 de abril.

O cronograma e o número de chamadas da Lista de Espera serão divulgados posteriormente em edital da PRE.

Acesse aqui o edital e todos os informes relativos ao SiSU 2021.1.


(Ascom UFCG)

Nenhum comentário