https://picasion.com/

Últimas Notícias

Famup convoca prefeitos e secretários dos 27 municípios que integram o projeto Reciclo para reunião.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) convoca prefeitos e secretários de Agricultura, Infraestrutura e Assistência Social dos 27 municípios que integram o projeto Reciclo para participar de reunião on-line, a ser realizada no próximo dia 21 de maio, por meio da plataforma Zoom, às 11h. O encontro remoto tem por finalidade apresentar aos gestores e respectivos secretários o projeto “Despertando os Municípios”, concebido em parceria com o Ministério Público do Estado da Paraíba.

O presidente da Famup, George Coelho, destacou que o “Despertando os Municípios” tem o objetivo de atender catadores de lixo, suas famílias e, consequentemente, contribuir com a gestão municipal. A iniciativa foi articulada após ser detectado o grau de fragilidade social que os catadores de recicláveis possuem e a necessidade de uma melhor destinação dos resíduos sólidos.

“Na busca de desenvolvermos ações diferenciadas, vamos realizar essa primeira reunião onde será apresentado aos gestores a ideia do projeto e, em um segundo momento, vamos iniciar a execução que se divide em duas etapas. A primeira é diagnóstico realizado por meio de entrevista com os catadores e a segunda é a capacitação desse público”, explicou.

George lembra ainda que serão distribuídas cestas básicas com todos os catadores que irão participar do projeto já na fase das entrevistas, que tem início com os municípios de Sobrado e Caldas Brandão. Nos próximos dias, a primeira etapa do projeto segue com os demais municípios que são: Riachão do Poço, Cruz do Espírito Santo, São Miguel de Taipu, Mogeiro, Ingá, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, Sapé, Itabaiana, Juripiranga, Pilar, Gurinhém, São José dos Ramos Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúnas, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Cubati, Damião, Seridó, Pedra Lavrada e Sossego.

Projeto – O projeto contará com envolvimento da sociedade: alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino, profissionais das áreas da educação, saúde e também, assistência social.

A Famup atuará a partir de duas ações, a primeira é constituída pela realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões socioeconômicas e educacionais. Traçado o perfil, será possível dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que servirão como base para as ações seguintes. Já na segunda etapa, será desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores.

 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário