https://picasion.com/

Últimas Notícias

Governador afasta comandante e policiais militares envolvidos em agressão a vereadora do Recife em protesto contra Bolsonaro.

Arte: ClickPicuí

Caso ocorreu neste sábado (29), no Centro do Recife. Liana Cirne (PT) precisou ser socorrida. Policiais militares também atiraram balas de borracha e gás lacrimogêneo contra manifestantes.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que o comandante e demais policiais militares envolvidos na agressão à vereadora do Recife Liana Cirne (PT) foram afastados das funções e serão investigados (veja vídeo acima). Ela foi atingida por spray de pimenta durante a repressão a um protesto contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), no Centro da cidade, neste sábado (29).

Mais cedo, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), afirmou que a dispersão do protesto, que ocorria de forma pacífica, não foi autorizada pelo governo do estado. Paulo Câmara, no entanto, se referiu especificamente à agressão contra a vereadora, que foi socorrida depois da ação dos policiais.

A agressão ocorreu no início da tarde, na Ponte Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife (veja vídeo acima). Os policiais também atiraram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os participantes do ato. Às 16h, Paulo Câmara divulgou um vídeo à imprensa, falando sobre o caso.

"O oficial comandante da operação, além dos envolvidos na agressão à vereadora Liana Cirne, permanecerão afastados de suas funções enquanto durar a investigação. Sempre vamos defender o amplo diálogo, o entendimento e o fortalecimento de nossas instituições dentro da melhor tradição democrática de Pernambuco", afirmou o governador.

O governador, no pronunciamento, não deixa claro se quem vai ser afastado é o grupo que agrediu Liana ou todos os policiais que atiraram contra os manifestantes de forma arbitrária. O G1 questionou o governo sobre quem são os afastados, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Paulo Câmara disse, ainda, que sempre praticou, como governador do estado, os mesmos princípios que defende como cidadão e como democrata.

"Repudiamos todo ato de violência, de qualquer ordem ou origem. Sobre o ocorrido durante manifestação no Centro do Recife, na manhã deste sábado, determinei a imediata apuração das responsabilidades. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social já instaurou procedimento para investigar os fatos", disse.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e com as polícias Militar e Civil para saber sobre a investigação desse caso. As polícias afirmaram que "o pronunciamento sobre o protesto e os confrontos já foi feito pelo governador e divulgado pela Secretaria de Imprensa" e a SDS não respondeu até a última atualização desta reportagem.



Por G1 PE

Nenhum comentário