https://picasion.com/

Últimas Notícias

SAÚDE COM AGENTE: Gestores terão até 2 de julho para aderir ao programa de qualificação dos agentes de saúde.

ACSs na campanha de prevenção a covid 19 em Picuí. Imagem ilustrativa/Da internet

A estratégia já conta com a adesão de 95% dos municípios brasileiros. O número corresponde a mais de 95% dos gestores municipais no País.

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para adesão ao programa Saúde com Agente. Estados e municípios terão até 2 de julho para aderir à iniciativa que qualifica agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuam diretamente com a população por meio dos serviços da Atenção Primária. A estratégia já conta com a adesão de 5.342 municípios brasileiros. O número corresponde a mais de 95% dos gestores municipais no País. Os gestores podem se inscrever por meio do Sistema E-Gestor. A expectativa é que mais de 220 municípios também formalizem adesão à iniciativa.

A prorrogação atende às solicitações dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que, devido ao contexto da pandemia da Covid-19, não conseguiram se inscrever dentro do prazo estabelecido no programa.

“Acreditamos que, ao promover a prorrogação da adesão, daremos oportunidade ao maior número possível de interessados em participar do Programa, que promoverá uma verdadeira revolução na saúde pública do país. A solicitação dos estados e municípios ressalta a importância da capacitação desses profissionais do SUS e demonstra a credibilidade das ações do Governo Federal juntos aos gestores”, complementou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

FORMAÇÃO

O Saúde com Agente ainda prevê a formação de cadastro de preceptores, a seleção de tutores e a inscrição dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), parceiro da pasta na execução do programa, fará a contratação da instituição de ensino que ofertará os cursos e fará a expedição do diploma. O processo de seleção está em andamento.

 

Com Assessoria MS

Nenhum comentário