https://picasion.com/

Últimas Notícias

Reciclo realiza mapeamento de catadores de recicláveis na região do Curimataú.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) finalizou, na última quinta-feira (1º), as primeiras ações do projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’ nos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva). A próxima região que receberá a iniciativa será o Curimataú (Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúnas, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Cubati, Damião, Seridó, Pedra Lavrada e Sossego).

Ao todo, 27 municípios integram o projeto que atua em parceria com os gestores municipais e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e tem o objetivo de estimular a reciclagem, mapear é capacitar os catadores e promover a geração de renda.

Nesta etapa das atividades são feitos os contatos com os municípios para levantar a quantidade de catadores de material reciclável de cada cidade. Em seguida, são desenvolvidas palestras, atividades lúdicas que promovam a percepção no catador de lixo de sua dignidade enquanto pessoa humana, enfatizando a importância do seu papel social.  Há ainda a distribuição de cestas básicas com esse público que integra o Reciclo.

Para o presidente da Famup, George Coelho, o projeto visa fortalecer e impulsionar as atividades desenvolvidas por catadores de lixo no mercado de trabalho. “O objetivo é fazer com que eles entendam a relevância social que o papel que eles cumprem possui e esse processo vai possibilitar uma melhor atuação para esses profissionais, gerando emprego, renda e respeito aos bens renováveis”, frisou ressaltando ainda que todo andamento das atividades se dá acompanhando a situação dos municípios em relação à pandemia da covid-19, para que todas as medidas sanitárias sejam possíveis de aplicação ao longo das ações do projeto.

Projeto – O projeto conta com envolvimento da sociedade: alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino, profissionais das áreas da educação, saúde e também, assistência social.

A Famup atua a partir de duas ações, a primeira é constituída pela realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões socioeconômicas e educacionais. Traçado o perfil, será possível dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que servirão como base para as ações seguintes. Já na segunda etapa, será desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores.

 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário