Últimas Notícias

Em Barra de Santa Rosa PB, famílias assentadas recebem casas no Zumbi dos Palmares I.

Oito famílias do assentamento Zumbi dos Palmares I, em Barra de Santa Rosa, no Agreste paraibano, realizaram o sonho de conquistar a casa própria. Na sexta-feira (30), as primeiras moradias construídas com recursos do Crédito Instalação, na modalidade Habitacional, foram entregues no assentamento.

“Uma das missões mais importantes do Incra é dar dignidade e qualidade de vida às famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária. E é isso que estamos fazendo com a entrega dessas casas”, afirmou o superintendente do Incra/PB, Kleyber Nóbrega, acrescentando que algumas famílias da área vivem em casas construídas há cerca de 50 anos, remanescentes do imóvel desapropriado para a criação do assentamento federal.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós porque estamos realizando um sonho. Há nove anos a gente morava em um galpão. Achei a casa nova um paraíso”, disse a agricultora assentada Josefa Francinete Alves Santos, mãe de duas filhas. “Que Deus abençoe a nossa morada e que sejamos muito felizes”.

Moradias dignas

As casas construídas têm 42 metros quadrados, sala, cozinha americana, dois quartos, um banheiro e lavanderia. São entregues com cerâmica tipo A, janelas com venezianas e banheiro com todos os acessórios. As famílias receberam ainda duas mudas de árvores para serem plantadas nas proximidades das casas.

A Associação dos Pequenos Produtores de Timbaúba e Araras (APPTA) foi a entidade credenciada pelo Incra para a elaboração e a execução das primeiras casas entregues em Zumbi dos Palmares I. Os próprios assentados gerenciaram o dinheiro e acompanharam todo o processo de construção das moradias, desde a escolha da planta da edificação, mediante acompanhamento técnico de entidade credenciada.

A construção das casas, com mão de obra preferencialmente local, é supervisionada pelos técnicos da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do Incra/PB.

Crédito Habitacional

O valor liberado para cada família, na modalidade Habitacional do Crédito Instalação, é de R$ 34 mil. O beneficiário tem prazo de três anos, a contar da data de liberação do crédito, para o pagamento em parcela única, com juros anuais de 0,5% e desconto de 96% do saldo devedor. Em caso de inadimplência, é cobrado o valor integral do crédito, além de juros e multa.

Desde o início do ano, a regional do Incra na Paraíba já assegurou R$ 10,2 milhões em recursos na mesma modalidade para a construção de casas para 300 famílias assentadas em diversos municípios do estado. Até os primeiros meses do próximo ano, a autarquia pretende construir aproximadamente mil casas em áreas da reforma agrária de todas as regiões da Paraíba. As outras 17 famílias de Zumbi dos Palmares I, área localizada a cerca de 215 quilômetros de João Pessoa, devem receber as novas casas em alvenaria nos próximos meses.

 

Com Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

Nenhum comentário