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Em Picuí, Assistência Social divulga relatório de ações realizadas pela pasta no 1º semestre do ano.

Distribuição de atividades e mudas de árvores com integrantes do SCFV

A Secretaria de Assistência Social do município de Picuí PB, que tem como gestora a senhora Keiles Lucena, divulgou no programa de rádio ‘Jornal Municipal’, um relatório de ações realizadas pela pasta, no primeiro semestre de 2021.

De acordo com acompanhamento feito pela redação do ClickPicuí, o relato divulgado pela Assistente Social Rejane Miranda, foi iniciado pela proteção social básica que tem como referência o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. No período de seis meses 49 famílias foram inseridas e acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF - sendo que 21 famílias se encontravam em situação de extrema pobreza, 47 eram beneficiarias do programa Bolsa Família. O total de famílias em acompanhamento no semestre somou 458. Nos atendimentos particularizados pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, através da equipe técnica foram 758 atendimentos, sendo que destes, 596 foram realizados de forma presencial, e 162 de forma remota. Vale salientar que 121 famílias procuraram o CRAS pela primeira vez durante o período, 21 foram encaminhadas para o Cadastro Único para inclusão cadastral ou atualização junto ao setor, 26 pessoas encaminhadas para acesso do Benefício de Prestação Continuada – BPC – e 26 visitas domiciliares foram realizadas.

Quando se trata de benefícios eventualmente concedidos, foi constatado um aumento considerável na concessão do auxilia funeral em decorrência da situação de pandêmica vivida atualmente, sendo    concedidos 60 auxílios funerais, 80 auxílios natalidade e 313 benefícios referentes a vulnerabilidade temporária, como cestas básicas, aluguéis, entre outras situações que demandam a concessão do referido benefício. Ainda nesse período, 11 beneficiários tiveram acesso a documentação básica gratuita.

Com relação aos atendimentos coletivos, devido a pandemia da covid 19, não está sendo possível a realização de atividades presenciais em grupos, mesmo assim, o serviço tem acompanhado de forma remota alguns grupos, a exemplo do grupo de gestantes com a inserção de 79 gestantes neste grupo, como também no grupo de mulheres, onde 20 delas foram acompanhadas pela equipe de referência em atividades que foram realizadas por 3 meses. Nas demandas atendidas pelo CRAS, referente a relatórios solicitados pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, foram encaminhados 12 relatórios para o judiciário e 8 para o MP. 

Na área de proteção básica existe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV - que atende crianças nas seguintes faixas etárias: de 2 a 6 anos (74); de 7 a 11 anos (98) e adolescentes de 12 a 17 anos (78), totalizando em junho, 250 crianças e adolescentes inscritas e participando do serviço em atividades remotas, devido a pandemia da covid 19. Com relação a outras atividades realizadas, a equipe tem utilizado as mídias sociais, gravação e publicação de vídeos onde foram abordadas 7 temáticas no período.

No setor do Cadastro Único para programas sociais e bolsa família, os dados são os seguintes: Em junho existiam 4.318 famílias inscritas no CadÚnico, e 3.114 beneficiadas pelo programa bolsa família. Com relação aos atendimentos foram 844 realizados para alteração de cadastro, 179 inclusões, 94 famílias de grupos populacionais ou específicos, 8 familiais com membros beneficiários do BPC, 78 emissões de declarações, 8 desligamentos voluntários e uma família contemplada do bolsa família. 

Ainda na proteção básica, o programa federal ‘Criança Feliz’ atendeu remotamente 245 pessoas, sendo 29 gestantes, 214 crianças de 0 a 3 anos, e 3 crianças de 3 a 6 anos. O Criança Feliz, é um programa que atua na primeira infância e atende gestantes em vulnerabilidade social e atualmente as equipes atuam de forma remota. No período de janeiro a junho, foram realizados 3.494 atendimentos remotos pelas 6 visitadoras que são acompanhadas por uma supervisora.    

No setor de segurança alimentar e nutricional, o município dispõe do Banco de Alimentos que tem 923 famílias cadastradas, e nesse período    foram entregues 34 cestas. Quanto ao programa de aquisição de alimentos PAA, aconteceram 4 entregas: Em abril foram contempladas 1.280 famílias na zona urbana; Em maio 360 famílias residentes nos distritos e comunidades rurais adjacentes; em Junho 560 famílias receberam alimentos nas regiões da Caatinga e Seridó e 450 famílias do SCFV. As famílias beneficiadas são integrantes no programa bolsa família.

Na proteção social especial, a unidade de referência é o Centro Referência Especializado de Assistência Social, que fez o acompanhamento de 72 famílias. No primeiro semestre as equipes do CREAS acompanharam 3 violações relacionadas a violência sexual contra crianças e adolescentes, 5 relacionadas ao trabalho infantil, 6 sobre negligência ou abandono de crianças e adolescentes, e 8 na mesma situação de negligência ou abandono só que de pessoas idosas. Quanto a violência física, psicológica ou sexual foram 4 atendimentos de pessoas adultas com idade entre 18 a 59 anos e 4 idosas. Em relação a violência patrimonial 3 atendimentos foram realizados; uma pessoa com deficiência; 3 em situação de rua e 1 adolescente em medida socioeducativa passaram pelo serviço. Ainda houveram 117 atendimentos particularizados pela equipe de referência, sendo 15 encaminhados para o CRAS e 25 visitas domiciliares realizadas.

Ainda na proteção social especial, o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente – NACAD – trabalhou com 90 beneficiários no projeto, com idades que variam entre 7 e 17 anos. Nesse período a média de participação dos usuários foi de 80% nas atividades socioeducativas. Nesse programa ainda são acompanhadas 29 famílias do grupo de crianças no ‘transforme uma vida’ e 49 adolescentes do grupo ‘Sementes do Seridó’.

─ Vimos ai que apesar da pandemia, distanciamento, isolamento social e das dificuldades que temos vivenciado, principalmente com relação a saúde, o aumento da vulnerabilidade social e de risco das famílias tem aumentado gradativamente, então nós tivemos nesse período um grande aumento dos atendimentos e acompanhamentos realizados nas nossas unidades de referência CRAS, CREAS, programas e projetos que fazem parte da Assistência Social como um todo ─ pontuou a Assistente Social Rejane Miranda, ao participar do Jornal Municipal.  

 

Francisco Araújo para o ClickPicui   

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