Em Picuí, Assistência Social divulga relatório de ações realizadas pela pasta no 1º semestre do ano.
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Distribuição de atividades e mudas de árvores com integrantes do SCFV |
A Secretaria de Assistência
Social do município de Picuí PB, que tem como gestora a senhora Keiles Lucena, divulgou
no programa de rádio ‘Jornal Municipal’, um relatório de ações realizadas pela
pasta, no primeiro semestre de 2021.
De acordo com acompanhamento
feito pela redação do ClickPicuí, o relato divulgado pela Assistente Social
Rejane Miranda, foi iniciado pela proteção social básica que tem como referência
o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. No período de seis meses 49
famílias foram inseridas e acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento
Integral a Família – PAIF - sendo que 21 famílias se encontravam em situação de
extrema pobreza, 47 eram beneficiarias do programa Bolsa Família. O total de
famílias em acompanhamento no semestre somou 458. Nos atendimentos
particularizados pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família,
através da equipe técnica foram 758 atendimentos, sendo que destes, 596 foram
realizados de forma presencial, e 162 de forma remota. Vale salientar que 121
famílias procuraram o CRAS pela primeira vez durante o período, 21 foram
encaminhadas para o Cadastro Único para inclusão cadastral ou atualização junto
ao setor, 26 pessoas encaminhadas para acesso do Benefício de Prestação
Continuada – BPC – e 26 visitas domiciliares foram realizadas.
Quando se trata de
benefícios eventualmente concedidos, foi constatado um aumento considerável na
concessão do auxilia funeral em decorrência da situação de pandêmica vivida
atualmente, sendo concedidos 60
auxílios funerais, 80 auxílios natalidade e 313 benefícios referentes a
vulnerabilidade temporária, como cestas básicas, aluguéis, entre outras
situações que demandam a concessão do referido benefício. Ainda nesse período,
11 beneficiários tiveram acesso a documentação básica gratuita.
Com relação aos atendimentos
coletivos, devido a pandemia da covid 19, não está sendo possível a realização
de atividades presenciais em grupos, mesmo assim, o serviço tem acompanhado de
forma remota alguns grupos, a exemplo do grupo de gestantes com a inserção de
79 gestantes neste grupo, como também no grupo de mulheres, onde 20 delas foram
acompanhadas pela equipe de referência em atividades que foram realizadas por 3
meses. Nas demandas atendidas pelo CRAS, referente a relatórios solicitados
pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, foram encaminhados 12
relatórios para o judiciário e 8 para o MP.
Na área de proteção básica existe
o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV - que atende
crianças nas seguintes faixas etárias: de 2 a 6 anos (74); de 7 a 11 anos (98)
e adolescentes de 12 a 17 anos (78), totalizando em junho, 250 crianças e adolescentes
inscritas e participando do serviço em atividades remotas, devido a pandemia da
covid 19. Com relação a outras atividades realizadas, a equipe tem utilizado as
mídias sociais, gravação e publicação de vídeos onde foram abordadas 7
temáticas no período.
No setor do Cadastro Único
para programas sociais e bolsa família, os dados são os seguintes: Em junho
existiam 4.318 famílias inscritas no CadÚnico, e 3.114 beneficiadas pelo
programa bolsa família. Com relação aos atendimentos foram 844 realizados para
alteração de cadastro, 179 inclusões, 94 famílias de grupos populacionais ou
específicos, 8 familiais com membros beneficiários do BPC, 78 emissões de
declarações, 8 desligamentos voluntários e uma família contemplada do bolsa
família.
Ainda na proteção básica, o
programa federal ‘Criança Feliz’ atendeu remotamente 245 pessoas, sendo 29
gestantes, 214 crianças de 0 a 3 anos, e 3 crianças de 3 a 6 anos. O Criança
Feliz, é um programa que atua na primeira infância e atende gestantes em
vulnerabilidade social e atualmente as equipes atuam de forma remota. No
período de janeiro a junho, foram realizados 3.494 atendimentos remotos pelas 6
visitadoras que são acompanhadas por uma supervisora.
No setor de segurança
alimentar e nutricional, o município dispõe do Banco de Alimentos que tem 923
famílias cadastradas, e nesse período
foram entregues 34 cestas. Quanto ao programa de aquisição de alimentos
PAA, aconteceram 4 entregas: Em abril foram contempladas 1.280 famílias na zona
urbana; Em maio 360 famílias residentes nos distritos e comunidades rurais
adjacentes; em Junho 560 famílias receberam alimentos nas regiões da Caatinga e
Seridó e 450 famílias do SCFV. As famílias beneficiadas são integrantes no programa
bolsa família.
Na proteção social especial,
a unidade de referência é o Centro Referência Especializado de Assistência
Social, que fez o acompanhamento de 72 famílias. No primeiro semestre as
equipes do CREAS acompanharam 3 violações relacionadas a violência sexual
contra crianças e adolescentes, 5 relacionadas ao trabalho infantil, 6 sobre
negligência ou abandono de crianças e adolescentes, e 8 na mesma situação de negligência
ou abandono só que de pessoas idosas. Quanto a violência física, psicológica ou
sexual foram 4 atendimentos de pessoas adultas com idade entre 18 a 59 anos e 4
idosas. Em relação a violência patrimonial 3 atendimentos foram realizados; uma
pessoa com deficiência; 3 em situação de rua e 1 adolescente em medida
socioeducativa passaram pelo serviço. Ainda houveram 117 atendimentos
particularizados pela equipe de referência, sendo 15 encaminhados para o CRAS e
25 visitas domiciliares realizadas.
Ainda na proteção social
especial, o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente – NACAD – trabalhou com
90 beneficiários no projeto, com idades que variam entre 7 e 17 anos. Nesse
período a média de participação dos usuários foi de 80% nas atividades
socioeducativas. Nesse programa ainda são acompanhadas 29 famílias do grupo de
crianças no ‘transforme uma vida’ e 49 adolescentes do grupo ‘Sementes do
Seridó’.
─ Vimos ai que apesar da
pandemia, distanciamento, isolamento social e das dificuldades que temos
vivenciado, principalmente com relação a saúde, o aumento da vulnerabilidade
social e de risco das famílias tem aumentado gradativamente, então nós tivemos
nesse período um grande aumento dos atendimentos e acompanhamentos realizados
nas nossas unidades de referência CRAS, CREAS, programas e projetos que fazem
parte da Assistência Social como um todo ─ pontuou a Assistente Social Rejane
Miranda, ao participar do Jornal Municipal.
Francisco Araújo para o
ClickPicui
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