https://picasion.com/

Últimas Notícias

FPF agenda arbitrais para definir os moldes da 2ª e da 3ª divisões do Campeonato Paraibano de 2021.

Após hiato em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, Segundona volta à ativa, com 12 clubes na disputa. E a Terceirona terá sua primeira edição, com pelo menos quatro equipes.

Após uma temporada de hiato por conta dos impactos da Covid-19, a 2ª divisão do Campeonato Paraibano volta ao calendário do futebol do estado em 2021. E, além da já tradicional Segundona, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, confirmou que a 3ª divisão, idealizada ainda em 2019, será, enfim, inaugurada também neste ano. A dirigente, inclusive, já confirmou as datas para os arbitrais das duas competições: o da 3ª divisão será no dia 16 de agosto, e o da 2ª divisão no dia 17.

A tendência é que a 2ª divisão do Campeonato Paraibano seja disputada por 12 clubes: oito remanescentes da última edição da competição, ainda em 2019 (Auto Esporte-PB, Confiança-PB, Desportiva Guarabira, Femar, Internacional-PB, Picuiense, Queimadense e Sabugy), os dois rebaixados da 1ª divisão de 2019 (Esporte de Patos e Serrano-PB) e os dois rebaixados da 1ª divisão de 2020 (CSP e Sport-PB).

Já a 3ª divisão deverá contar com os três clubes rebaixados da última edição da Segundona, ainda em 2019 (Miramar de Cabedelo, Nacional de Pombal e Spartax) e ainda com quaisquer outras agremiações que não estejam nas duas principais divisões e se regularizem para entrar na disputa. O Paraíba — que recentemente trocou Cajazeiras por Itaporanga e voltou a disputar o Campeonato Paraibano Sub-19 — já manifestou esse interesse. Importante destacar que são necessárias pelo menos quatro equipes para que a competição seja mesmo realizada.

Nos encontros marcados para os dias 16 e 17 de agosto — com horários e locais ainda a serem definidos —, os dirigentes da FPF-PB e dos clubes envolvidos nas disputas da 3ª e 2ª divisões do Campeonato Paraibano, respectivamente, vão debater os formatos de disputa, as tabelas e os regulamentos das competições.

Em decorrência da não realização da 2ª divisão do Paraibano no ano passado, por conta da pandemia, algumas alterações pontuais foram feitas no modo de disputa da 1ª divisão desta temporada. A maior delas foi a realização do certame apenas com as oito equipes que se mantiveram na elite do futebol estadual na temporada anterior, haja vista que, por motivos óbvios, não houve acesso. Neste ano, de forma extraordinária, não duas, mas apenas uma equipe (a Perilima), foi rebaixada para a 2ª divisão de 2022. E, como a intenção da FPF-PB é voltar a formar a elite com 10 times, os três primeiros colocados da Segundona deste ano devem retornar à principal divisão do futebol paraibano na próxima temporada.

Clubes da 2ª divisão do Paraibano em 2021

Auto Esporte-PB*

Confiança-PB*

Desportiva Guarabira*

Femar*

Internacional-PB*

Picuiense*

Queimadense*

Sabugy*

Esporte de Patos**

Serrano-PB**

CSP***

Sport-PB***

* remanescente da 2ª divisão de 2019

** rebaixado da 1ª divisão de 2019

*** rebaixado da 1ª divisão de 2020

Clubes da 3ª divisão do Paraibano em 2021 (até o momento)

Miramar de Cabedelo*

Nacional de Pombal*

Spartax*

Paraíba de Itaporanga**

* rebaixado da 2ª divisão de 2019

** recém-filiado

Desejo antigo da FPF-PB, a 3ª divisão enfim sairá do papel. Miramar de Cabedelo, Nacional de Pombal e Spartax, as três equipes com o pior desempenho técnico na 2ª divisão estadual em 2019, além do Paraíba de Itaporanga, são, a preço de hoje, os clubes que disputarão a primeira edição do torneio. Uma possibilidade, que só poderá ser confirmada após a reunião arbitral, é que dois times ascendam à 2ª divisão de 2022, ocupando, portanto, as vagas de dois possíveis rebaixados da Segundona.

 

Por Pedro Pereira e Raniery Soares - GE/PB

Nenhum comentário