https://picasion.com/

Últimas Notícias

PROJETO SÃO FRANCISCO: Estação retoma bombeamento completo do trecho 1 no Eixo Norte.

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis (Foto: Divulgação)

Paralisada desde maio para manutenção programada, estação EBI-1 retoma operação com dois conjuntos de moto bombas.

O Governo Federal retomou o bombeamento completo das águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Após uma pausa programada para manutenção dos equipamentos, a Estação de Bombeamento 1 voltou a operar em ritmo normal.

Aproveitando a pausa operacional, as equipes de manutenção também fizeram a substituição das válvulas das estações 2 e 3. As intervenções vão reforçar a distribuição de água na região do semiárido nordestino.

Sérgio da Costa, secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), explica como foi esta fase de manutenção no projeto e as próximas etapas.

"Pela primeira vez, desde sua implantação, o Eixo Norte vai ter em operação todos os conjuntos, motobombas, instalados. E até o final de agosto, as três estações de bombeamento do Eixo Norte estarão operando com duas linhas de motobomba, ou seja, a capacidade máxima instalada atualmente."

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. 

Segundo o MDR, todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Avidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação.

Após a conclusão das obras, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Fonte: Brasil 61 -

Nenhum comentário