https://picasion.com/

Últimas Notícias

Ação parlamentar do vereador Ranieri Ferreira defende pecuaristas de Picuí.

Vereador Ranieri Ferreira (PT) na Tribuna da Câmara Municipal

Nos últimos dias o Vereador Ranieri Ferreira encampou uma luta em defesa da sustentabilidade produtiva de Picuí e região, através de um requerimento destinado ao Gabinete do Deputado Chió, Ranieri solicita que o Governo do Estado da Paraíba garanta um programa de doação de forragem em forma de silagem, bem como a venda subsidiada de ração, no sentido de ajudar aos criadores de gado de Picuí e de toda a microrregião do Curimataú/Seridó paraibano, manterem seus rebanhos, diante da seca e ausência de suporte forrageiro nas propriedades.

O vereador teve seu requerimento aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal de Picuí, o qual já foi encaminhado ao gabinete do Deputado Chió, para que o mesmo fortaleça essa importante pauta junto ao Governador João Azevedo.

Veja abaixo, o teor do requerimento feito pelo vereador Ranieri Ferreira:

REQUERIMENTO VERBAL Nº 026/2021

EMENTA: SOLICITA DO GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL MELCHIOR BATISTA (CHIÓ) PROVIEDÊNCIAS JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, NO SENTIDO DE VIABILIZAR UM PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE SILAGEM FORRAGEIRA E DE VENDA SUBSIDIADA DE RAÇÃO PARA RUMINANTES, DESTINADO AOS AGROPECUARISTAS DO MUNICÍPIO DE PICUÍ E REGIÃO DO CURIMATAÚ E SERIDÓ PARAIBANO.

Senhor Presidente,

O Vereador que este subscreve requer que, depois de ouvido o plenário, seja encaminhada cópia deste requerimento aos devidos órgãos competentes, aos quais solicito o pleito acima mencionado.

JUSTIFICATIVA

    Como é do conhecimento de todos os agentes políticos, entidades representativas ou de assessoria e de profissionais que atuam nas microrregiões do Curimataú e Seridó da Paraíba, a principal atividade econômica rural desse território é a agropecuária, com sua alta diversidade de criações. Entretanto, essa atividade vem sofrendo fortes prejuízos devido a baixa capacidade de estoque forrageiro decorrente da seca prologada, e, também, da alta dos preços da ração no mercado.

   Atualmente a maioria dos produtores vivem o drama de ter que queimar cactáceas espinhosas, como facheiro, xique-xique, mandacaru e coroa-de-frade, para atenuar a fome dos animais. Sendo que essa prática é insustentável em todos os sentidos. Por um lado, promove severo dano ambiental, acelerando ainda mais o processo de degradação das terras. Por outro, oferece aos animais já enfraquecidos, uma alimentação de baixa qualidade nutricional, causando sofrimento e prejuízos financeiros. Além de toda essa problemática, os trabalhadores que encaram o serviço de queima do material se expõem a condições insalubres e perdem a saúde ainda jovens devido às altas temperaturas a que se submetem por longo tempo, sem nenhuma proteção.

     É preciso reforçar a justificativa de que, a agropecuária do Curimataú e Seridó é estratégica para o desenvolvimento socio econômico da Paraíba. Essa atividade gera inúmeros empregos e garante a maior parte da circulação de produtos nas feiras locais. Um exemplo dessa afirmativa é a feira de Barra de Santa Rosa, que congrega uma das maiores comercializações de animais e produtos afins, no Estado. É preciso garantir um socorro imediato para que o território consiga fazer essa dura travessia e continuar gerando riquezas a partir de tantos homens e mulheres que fazem do campo um lugar de vida e perseverança.

    É preciso, sobretudo, uma junção das diversas forças políticas que atuam na região, de forma a efetivar um PROGRAMA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE FORRAGEM E VENDA SUBSIDIADA DE RAÇÃO junto ao governo do Estado, de forma articulada e em parceria com as prefeituras. Para tanto, entendemos que o gabinete do Deputado Chió possui grande representatividade nessa pauta, diante da própria militância e luta constante desse nobre Parlamentar, pelo fortalecimento da renda e pela dignidade do povo do Campo, em toda a sua área de atuação.    

Sala de Sessões da Câmara Municipal de Picuí/PB, 04 de outubro de 2021.

JOSÉ RANIERI SANTOS FERREIRA

- Vereador –

 

Gabinete do Parlamentar

Nenhum comentário