https://picasion.com/

Últimas Notícias

Continuar Cuidando Educação: começa pesquisa sobre a incidência do coronavírus nas escolas.

Reprodução

A Paraíba iniciou, na manhã desta segunda-feira (25), a primeira etapa do Programa Continuar Cuidando Educação, que busca oferecer um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais, por meio do mapeamento da incidência do coronavírus no ambiente educacional. Durante esta semana, serão entrevistados e testados para covid-19 estudantes e professores das instituições de educação básica de todas as regiões de saúde e educação do estado.

A professora do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Adalgisa Vieira, Cinthya Moura, explica que o projeto trouxe mais tranquilidade para receber os alunos. “Essa testagem que está acontecendo em nossa unidade nos traz um conforto quanto ao retorno das aulas presenciais. Por meio desse teste, a gente vai ficar mais confiante no desenvolvimento das nossas atividades. Vamos dar mais segurança pra essas crianças e vamos ter mais segurança também”, ressaltou.

O secretário de estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, reforça a importância da pesquisa para o atual cenário da pandemia na Paraíba. “É muito importante olharmos para a prevalência da covid em todos os níveis de ensino, para que decisões a respeito da retomada possam ser cada vez mais embasadas em dados científicos”, afirmou. O secretário lembrou que na próxima semana será contemplado o ensino fundamental, depois o médio e, por fim, o ensino superior.

A colaboração dos responsáveis pelos estudantes para a realização da pesquisa tem sido fundamental. É o que afirma o coordenador do inquérito, o diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço. “A gente enviou um documento para os pais e estamos percebendo uma importante adesão por parte deles. Explicamos como funciona e esperamos que os pais entendam a importância da realização do inquérito para a segurança de seus filhos e ter um retorno mais tranquilo”, afirmou.

O coordenador do projeto explica que o resultado do teste sai rapidamente. “A testagem está sendo realizada através de um antígeno, um teste de swab que tem o resultado em poucos minutos”. Ele acrescenta ainda que, durante esta semana, serão contempladas mais de 200 escolas da educação infantil distribuídas em todo o estado.

Em cada unidade selecionada, 20 estudantes e 10 professores estão sendo sorteados para participar da pesquisa. No total, são quase 42 mil pessoas que estarão contribuindo com avaliação da segurança nas escolas paraibanas. O inquérito contempla instituições públicas e privadas de todos os níveis de ensino. A iniciativa, resultado da parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), segue até o mês de dezembro, quando serão alcançadas as instituições de ensino superior.

 

Por Assessoria

Nenhum comentário