INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados. Maioria dos casos ocorre por ligação telefônica ou e-mail.
O Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) alerta para alguns tipos de golpe contra aposentados e
pensionistas. Essa prática se tornou comum nos últimos anos em várias regiões
do país.
A maioria das situações ocorre
por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de mensagens por e-mail.
Além de dados pessoais, os estelionatários também pedem a transferência de
dinheiro para a liberação de supostos benefícios.
Segundo o INSS, em um desses
golpes os criminosos têm se passado por integrantes do Conselho Nacional de
Previdência Social (CNPS) visando pedir a transferência de dinheiro para
liberar supostos valores de benefícios atrasados.
Eles ligam para o segurado
argumentando que ele teria direito a receber valores atrasados de valores pagos
pela Previdência Social. Para a liberação do dinheiro, é solicitado que os
segurados informem dados pessoais, além de efetuar o depósito de determinada
quantia em uma conta bancária.
Falsa revisão de benefício
Outra prática fraudulenta aplicada
é a da falsa revisão de benefício. Nesse tipo de golpe, os estelionatários
abordam os segurados e afirmam que teriam direito a receber valores referentes
a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Também é
solicitada a transferência de dinheiro para outra conta para a revisão
fraudulenta.
Segundo a Previdência, todas as
revisões de benefícios são baseadas na legislação e os segurados não precisam
fazer nenhum pagamento para ter direito.
Outro tipo de situação é a da
falsa auditoria geral da Previdência. Nessa modalidade, os criminosos enviam
documentos a segurados convocando para uma Chamada para Resgate.
“Segundo o documento, os
segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de
carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como
aposentadoria complementar”, informou a Previdência Social.
Acrescentou que ela não pede
dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e alerta para que
ninguém disponibilize esse tipo de informação. O INSS esclareceu que não
realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento, nem serviços.
Ainda de acordo com a
Previdência, a principal recomendação para os segurados é que não forneçam
dados pessoais, não utilizem intermediários para entrar em contato com a
Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito
a algum benefício previdenciário.
Caso a pessoa tenha sido vítima
de algum tipo de golpe, deve procurar a Ouvidoria e também registrar boletim de
ocorrência numa delegacia da polícia civil.
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
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