https://picasion.com/

Últimas Notícias

Governo realiza Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência.

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), realiza de 29/11 a 3/12, a Semana Estadual de Mobilização do Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD), com a finalidade de mapear os usuários e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do Governo.

O cadastro para as pessoas com deficiência, que foi lançado em setembro deste ano, surgiu a partir da necessidade de dados em relação à esse segmento populacional, pois até eram utilizadas informações base nos dados do Censo 2010, que foi norteador para a elaboração do Censo.                                                        

Durante toda a semana, a Funad vai mobilizar os municípios paraibanos, desde unidades de saúde, secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento, além de entidades voltadas para pessoas com deficiência e instituições ligadas ao setor. O ponto alto será na terça-feira (30), quando será realizada uma força-tarefa no pátio da Instituição, com participação de municípios da Grande João Pessoa, da Prefeitura da Capital e servidores da Funad.

A intenção é cadastrar o maior número possível de pessoas com deficiência e estimular essa ação em todo o estado. Muitos municípios já realizam o Cadastro e cada um vai escolher um dia da semana para a realização do ‘Dia D’.  

Para se cadastrar, basta acessar o link http://paraiba.pb.gov.br/censo-pessoa-com-deficiencia-pb. Em caso de crianças, os pais ou responsáveis devem responder por elas.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, o Governo da Paraíba demonstra o compromisso com o segmento, através dessa ação intersetorial para fazer um diagnóstico abrangente sobre a situação da pessoa com deficiência na Paraíba, traçando um perfil dessa população para gerar indicadores precisos e atuais que vão nortear as políticas públicas, ações e programas voltados ao segmento. “Esses dados irão, principalmente, subsidiar a construção das leis estaduais e municipais e o monitoramento da Lei Brasileira de Inclusão. É uma grande conquista”, ressaltou.

 

Assessoria

Nenhum comentário