SERVIÇO: Procon-PB dá dicas para o consumidor aproveitar promoções da Black Friday.
Pesquisar e comparar preços
anteriores do mesmo produto para saber se houve realmente desconto. Essa é a
ação mais importante para os consumidores que pretendem adquirir algum produto
na Black Friday. Para melhor orientar os paraibanos, o Procon Estadual da
Paraíba elencou uma série de dicas que devem ser observadas por aqueles que vão
às compras nesse período.
A Black Friday é uma campanha de
vendas que oferece descontos relevantes em produtos de todas as categorias, e
acontece sempre na última semana de novembro. De acordo com o Procon-PB, é
importante que o consumidor saiba seus direitos, faça pesquisas de preços e
esteja preparado para ter a melhor experiência possível de compra, sem
surpresas desagradáveis.
A primeira informação importante
para o consumidor é ter conhecimento da Lei Estadual, nº 10.859, de 14 de março
de 2017, que fala da obrigatoriedade de informações sobre valores e quantidade
de produtos que estarão em promoção nos dias conhecidos como Black Friday com
antecedência mínima de dois dias do evento pelas empresas físicas e on-line.
Dessa forma, o Procon-PB também
destaca outras dicas valiosas para esse período:
- Pesquise antes de efetuar a
compra. Acesse o site do Procon-PB, veja as pesquisas anteriores e compare se
realmente houve descontos.
- Observe se o produto está com a
etiqueta Black Friday e se possui o preço anterior e atual.
- Nas compras feitas pela
internet, verifique se o site possui o cadeado localizado no canto superior
esquerdo e busque informações no consumidor.gov.br ou Sindec Nacional para
saber se a plataforma de vendas é confiável.
- A melhor forma de pagamento
on-line é o cartão de crédito ou utilizando os serviços do PayPal, PagSeguro ou
MercadoPago. Evite pagar com PIX ou boletos, pois, em caso de fraudes, fica
mais difícil o ressarcimento.
- Salve os e-mails, grave as
telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor, pois
são comprovantes para o caso de trocas ou o não recebimento do produto.
- O consumidor tem até 7 dias
para se arrepender de compras feitas pela Internet, catálogos ou por telefone,
a contar da entrega, e receber o valor pago inclusive do frete, se houver.
- Preste atenção na política de
troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal.
- Caso identifique práticas
inadequadas, o primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja,
não havendo acordo, recorra ao Procon-PB por meio do WhatsApp (83)98618-8330,
ou disque 151 gratuito.
Por Assessoria
Nenhum comentário