https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí, Centro de Saúde será aberto nesta sexta-feira (21), para testagens e vacinação contra a covid 19.

Secretária Janaína Almeida participa do Jornal da Sisal FM - Foto: Ana Lúcia 

Na última terça-feira (18), ao participar do jornal da Rádio Sisal FM, a Secretária de Saúde de Picuí, Janaína Almeida informou que mesmo sendo ponto facultativo nesta sexta-feira (21), o Centro de Saúde será aberto das de 7:00 da manhã ao meio dia, e serão oferecidos testagens para quem se encontra com síndrome gripal e vacina contra a covid 19.

─ Como a feira livre foi antecipada pra sexta-feira, será uma oportunidade para quem vem da zona rural atualizar o calendário vacinal, caso esteja atrasado.  Esse atendimento vai acontecer graças a articulação junto a equipe de saúde dessa Unidade Central ─ disse a secretária.  Para quem deseja tomar a 1ª, 2ª ou 3ª dose da vacina se faz necessário a apresentação do cartão SUS, Identidade e CPF.

Janaína acrescentou que a vacinação contra a H3N2, deverá ser iniciada no mês de março, “pois pra reforçar o sistema imunológico contra a gripa, se faz necessário tomar a vacina todos os anos, porque a vacina que você tomou ano passado, não é a mesma que será aplicada esse ano, porque o vírus sofre mutação”.

A secretária ainda solicitou da população que continue se cuidando, se prevenindo contra a covid 19, principalmente usando máscara.

Para evitar a propagação da COVID-19, siga estas orientações:

>Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes.

>Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.

>Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado.

>Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

>Tome a vacina quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais para isso.

>Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.

>Fique em casa se você sentir indisposição.

>Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue com antecedência para o órgão prestador de cuidados de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

>Máscaras bem ajustadas ao rosto podem prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, elas não oferecem proteção contra a COVID-19, por isso o uso deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde. (Fonte: Google)

 

Francisco Araújo 

Nenhum comentário