Paraíba implanta atendimento médico telefônico para orientações sobre sintomas gripais.
A Secretaria de Estado da Saúde
(SES) vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira (6), uma central de
atendimento para tirar dúvidas sobre síndrome gripal, considerando os cenários
de pandemia de covid-19 e epidemia de gripe. Trata-se do ‘Alô Saúde’, que vai
funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O interessado deve ligar para o
número (83) 3211-9844 para ser atendido por médicos que tirarão todas as
dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de
saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de
qualquer localidade.
O objetivo da estratégia ‘Alô
Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais
e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas
orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa
e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os
casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e
aglomerações nos serviços de saúde.
Na Paraíba, do mês de dezembro
até o momento, foram processadas 458 amostras para Influenza, das quais apenas
68 foram detectáveis. Dos casos confirmados, 59 são do subtipo H3N2, conforme
detalha o Boletim Epidemiológico nº 01 de Influenza A – H3N2. Isso confirma que
o número de casos de influenza ainda é pequeno em relação aos de gripe e
resfriados comuns. Com o Alô Saúde, haverá um filtro em relação aos usuários
que comparecem aos serviços de atendimento sem nenhuma orientação anterior. Nas
unidades de saúde, o protocolo é realizar primeiro a testagem para covid-19 e,
se descartada a suspeita, realizar a investigação para influenza.
O diretor da Escola de Saúde
Pública da Paraíba (ESP), Felipe Proenço, explica que o serviço chega para
agregar esforços neste momento onde há uma grande circulação de pelo menos dois
vírus que causam doenças respiratórias. “Os médicos farão esclarecimento das
dúvidas e avaliação dos sintomas, encaminhando, quando necessário, ao serviço
de saúde adequado. Isso é de grande valia em um momento onde as salas de espera
estão cheias de pacientes que deveriam ter sido orientados facilmente através
de uma ligação telefônica e poderiam estar em casa se recuperando”.
Felipe Proenço destaca ainda que
o canal de atendimento tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos.
“Com a redução dos casos de síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa
ser utilizado para orientar a população sobre sintomas e procedimentos
relativos a outras doenças, sempre no sentido de ampliar o acesso da população
às orientações de saúde”, finalizou.
Serviço:
Alô Saúde - (83) 3211-9844 – de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Secom PB
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