https://picasion.com/

Últimas Notícias

Mais de 20 milhões de idosos já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19.

Foto: Mike Sena/MS

Entre os idosos de 70 a 74 anos, a cobertura vacinal é de cerca de 75%

Dos mais de 31,3 milhões de idosos de todo o Brasil, 20,8 milhões voltaram aos postos de vacinação para receber a dose de reforço contra a Covid-19. O número corresponde a 66,61%, de acordo com levantamento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid). Entre os idosos com idade de 70 a 74 anos, a cobertura vacinal é de cerca de 75%.

Já na faixa etária de 75 a 79 anos a cobertura chega a 73,75%. O Ministério da Saúde alerta para a importância de todos os brasileiros que completaram o esquema vacinal voltem ao posto para receber o reforço.

Isso porque uma pesquisa encomendada pela Pasta, em parceria com a Universidade de Oxford, apontou que a estratégia adotada para esta etapa da campanha amplia ainda mais a imunidade contra a Covid-19. O estudo foi publicado na The Lancet em janeiro deste ano. A renomada revista científica inglesa mostrou que a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas diferentes, é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço, especialmente na população que recebeu a vacina Coronavac, como o público idoso no início da Campanha Nacional de Vacinação.

O estudo revelou que os indivíduos que receberam como dose de reforço a vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, aumentaram em cerca de 152 vezes a produção de anticorpos, 28 dias após a aplicação. Os anticorpos ajudaram a bloquear a entrada do vírus nas células. Essa elevação foi cerca de 90 vezes maior com a Astrazeneca, de 77 vezes com a Janssen e 12 com a Coronavac. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que, preferencialmente, a dose de reforço seja administrada com o imunizante da Pfizer.

Com o avanço na vacinação, o Brasil assiste a um cenário pandêmico em tendência de queda. Dados do último boletim divulgado pela Pasta apontam uma diminuição de 51,38% na média móvel de casos e 39,17% na média móvel de óbitos em 14 dias.

Atualmente, 91% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina, 84,38% desse mesmo público completou o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos – único público listado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) como alvo desta etapa – tomaram a dose de reforço.

 

Fernando Brito | Ministério da Saúde

Nenhum comentário