https://picasion.com/

Últimas Notícias

Paraíba vai ganhar Lei que institui Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude.

Os jovens paraibanos irão ganhar o Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude construído pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), representante da Cáritas da Alemanha no Brasil. A minuta do projeto de Lei foi assinada pelo governador João Azevêdo e pela secretária de Juventudes, Rafaela Camaraense, durante evento com os jovens no Centro de Convenções, em João Pessoa, nesta quinta-feira (24). A propositura segue para tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O governador parabenizou a secretária Rafaela e todos que construíram o Plano. Disse que o grande objetivo do Estado era criar um espelho dos desejos da juventude paraibana, o que foi concluído.

“O trabalho que estamos vendo executado aqui é fruto de quem sonhou e trabalhou para executar, Rafaela Camaraense. Sua capacidade de sonhar e agir é extraordinária. E seu sonho está se tornando realidade. Você é exemplo para todos os jovens paraibanos pela sua capacidade de buscar o que é essencial. A sua ação e a busca do diálogo como política de inclusão é fantástico. Eu fico feliz quando posso participar de um evento como esse. Muitas das ações que estão no plano já começam a ser executadas ainda esse ano”, garantiu o governador.

O objetivo do Plano é orientar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e pela Sociedade, voltadas aos jovens paraibanos com idade entre 15 e 29 anos, para os próximos dez anos, conforme estabelece o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). O conteúdo direciona-se à emancipação e ao protagonismo juvenil, além de colaborar com a ampla e efetiva integração social e econômica dos jovens por meio de iniciativas programáticas que facilitem o acesso aos serviços públicos como, entre outros, educação, saúde, emprego e lazer, de modo a colaborar com o melhoramento das condições das diversas juventudes.

“Esse documento tem uma grande importância, pois ele estimula e valoriza o protagonismo juvenil. Hoje fizemos história. Seremos história e transformaremos a história!”, destacou Rafaela.

De acordo com a secretária, os jovens precisam de políticas públicas específicas que facilitem o acesso aos serviços como educação, saúde, emprego e lazer. “Este plano é fruto de uma construção coletiva, de muito diálogo. Foram cerca de quatro mil jovens ouvidos em todas as etapas. Nada foi imposto ou criado dentro de uma sala, foi elaborado a partir de muitas mãos, de cabeças cheias de boas ideias e corações, unidos em torno de um mesmo objetivo, apesar da diversidade de pensamento”, afirmou.

Ainda durante sua fala, Rafaela agradeceu a todos os parceiros, o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), representante da Cáritas da Alemanha no Brasil, a equipe da Secretaria de Juventudes e em especial ao governador João Azevedo que acreditou no seu trabalho e a deu autonomia e liberdade para comandar uma pasta tão importante. Parceria – Ainda no evento, foi realizada a celebração da parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e a Organização de Serviços de Tecnologia Alternativa (Serta), vinculada ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para implantação do projeto Aliança Juventude Innova.

O projeto visa implementar ecotecnologias, garantindo assistência e extensão rural com ênfase ao enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas, direcionada à juventude do campo, vinculada à agricultura familiar paraibana.

Cursos – Também ocorreu a consolidação de uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação Roberto Marinho (FRM), com assinatura do Termo de Adesão, devido ao sucesso que a Paraíba vem alcançando diante de outros estados brasileiros, com relação ao programa de cursos de economia criativa da rede Co.Liga, ficando em 4º lugar geral no país. Foi ainda anunciada a lista final dos municípios e respectivos cursos, contemplados pelo Programa Qualifica Juventudes.

 

Assessoria

Nenhum comentário