https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí continua inserido no novo mapa de regionalização do Turismo do Brasil.

Praça Getúlio Vargas

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira, 28 de março, o nome dos novos municípios integrantes do Mapa de Regionalização do Turismo do Brasil e das novas regiões turísticas. Ao todo, 2.542 municípios distribuídos em 322 regiões turísticas foram incluídos no Mapa do Turismo 2022.

O Mapa do Turismo é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. O objetivo é nortear políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do MTur para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, dentre outras demandas.

No Mapa do Turismo 2022, a Paraíba passou de 11 Regiões Turísticas e 68 municípios para 12 regiões Turísticas e 53 municípios, já que a região do Seridó foi desmembrada do Fórum do Seridó & Curimataú, sendo criada a nova região turística “Pelos Caminhos do Seridó” e correspondente Fórum Regional de Turismo Sustentável do Seridó – que aparece na lista com dois municípios, dos quais Picuí aparece pela segunda vez seguida, e Baraúna volta a figurar no novo mapa.

Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente, disse que está muito feliz com a conquista, pois os últimos dois anos foram desafiantes, uma vez que a pandemia impossibilitou a maior parte das demandas no setor. Ela ressaltou ainda que “com o avanço da vacinação e a diminuição progressiva de casos de Covid-19 em todo o país, o nosso departamento já começou a desenvolver várias atividades, como por exemplo, o projeto ‘Tour pela História de Picuí’ e a participação na Expo Turismo Paraíba, que acontecerá de 5 a 7 de maio, em João Pessoa”.

Para o prefeito de Picuí, Olivânio Dantas Remígio, “prosseguir no Mapa do Turismo significa que fizemos o dever de casa, priorizando o turismo inclusive no orçamento municipal; parabenizamos os integrantes do COMTUR-Picuí, como também os nossos parceiros do comércio e empresários do setor de pousadas e restaurantes, além dos empreendedores locais que compreenderam a importância do nosso patrimônio histórico-cultural”, concluiu Olivânio.

 

Por Fabiana Agra

Nenhum comentário