https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitura de Picuí realiza audiência pública sobre o Projeto Picuí: Município Agroecológico.

Na última quarta, 1º de junho e dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Picuí realizou audiência pública objetivando a discussão e apreciação da comunidade acadêmica, dos órgãos públicos e da comunidade em geral, do projeto de lei para a criação da Lei Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica do Município de Picuí.

O documento é fruto do trabalho acadêmico de Francisco Roberto de Sousa Marques, doutorando do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), cuja tese tem o título: "Políticas públicas e construção do conhecimento no território do Seridó Paraibano: estudo da transição agroecológica no município de Picuí”.

O município de Picuí iniciou seu processo de transição agroecológica há cerca de trinta anos, através do Centro de Educação Popular (CEOP). Em 2010 recebeu um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com vários cursos, dentre os quais o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, que atualmente conta com uma gestão que tem aportado recursos e apoio ao processo de transição agroecológica no município e sinalizado com a possibilidade de avanços maiores através da assinatura do documento municípios agroecológicos da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

A audiência pública, comandada pelo prefeito Olivânio Remígio e pelo professor Roberto Marques, contou com a presença do secretariado municipal, além de representantes do Banco do Nordeste do Brasil, UFCG – Campus Cuité, IFPB Campus Picuí, IFPB Campus Pedras de Fogos, além de produtores rurais e da comunidade em geral. Após a discussão e avaliação do projeto, o prefeito Olivânio Remígio encaminhará o projeto de lei para a Câmara Municipal, para apreciação do legislativo mirim.

 

Colaboração: Fabiana Agra

Nenhum comentário