https://picasion.com/

Últimas Notícias

Cinema em Nova Palmeira: Lançado filme sobre garimpo protagonizado por Joãozinho de Agripino.

Reprodução

Foi lançado oficialmente na noite do último sábado, 26 de novembro de 2022, no Espaço Cultural Professora Leuzinha do Centro de Educação Popular (CENEP) o filme Pulmão de Pedra. Abordando a temática da atividade de extração mineral artesanal (garimpo), o problema da Silicose e protagonizado pelo artista local João de Deus de Oliveira Sobrinho, popularmente conhecido como Joãozinho de Agripino, o curta-metragem de 15 minutos de duração apresentado à comunidade local cativou os ansiosos expectadores presentes.

Rodado no município de Nova Palmeira - PB em janeiro de 2022, o curta-metragem Pulmão de Pedra é dirigido pelo Cineasta paraibano Torquato Joel. "Conheci Nova Palmeira através do projeto 'Viação Parahyba' e durante um evento chamado 'Quatzo Rosa' há alguns anos e fui apresentado ao poeta Joãozinho de Agripino e seu local de trabalho naquela época. Então, após ter um projeto aprovado através da Lei Aldir Blanc, viabilizamos e produzimos este importante curta-metragem que aborda a questão dos problemas de saúde gerados a partir dessa tradicional atividade no Seridó da Paraíba", disse o diretor geral da película.

Reprodução

Com um tema que, apesar de gerar muitas discussões a respeito dos problemas gerados a partir da extração de minerais na região do Seridó paraibano, o filme apresenta de forma direta e intuitiva o dia a dia de um garimpeiro artesanal. Em meio a explosões, marretadas e muita poeira no ar, o protagonista narra sua lida cotidiana no trabalho que desenvolve, mostrando de forma simples e tocante como é a vida de um garimpeiro.

Pulmão de Pedra é como é popularmente conhecida a doença Silicose, essa que é desenvolvida a partir da inalação constante do pó de minerais na extração artesanal sem o uso de máscaras. Essa doença mata muitos trabalhadores na região Nordeste do país e mundo a fora, configurando um grave problema de saúde que precisa ser melhor analisado e combatido pelas autoridades.

Após a apresentação em Nova Palmeira - PB, o filme deve participar de festivais nacionais e internacionais e, posteriormente, ser colocado em plataformas de streaming.

 

Fonte & Texto: Raony Borges

Nenhum comentário