Dívidas bancárias são o serviço mais procurado no primeiro dia do "Renegocia!" no Procon-PB.
Muitos consumidores procuraram a sede da Autarquia de
Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) nesta segunda-feira
(24), primeiro dia do "Renegocia!". Desenvolvido pelo Governo
Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e em parceria
com o Procon estadual, o "Renegocia!" é uma das vertentes do
"Desenrola Brasil" e tem como objetivo a prevenção e tratamento do super endividamento.
Acordos firmados com instituições financeiras foram o tipo de
renegociação mais procurado pelos consumidores paraibanos, segundo a
superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana. "O primeiro dia do mutirão
surpreendeu as expectativas. Às dez horas da manhã, já havia um número
significativo de consumidores. O que também nos surpreendeu é que a principal
demanda foram os bancos. Tivemos acordos com a Energisa, com a Cagepa, entre
outras empresas, mas o foco desse mutirão, pelo menos neste primeiro dia, foram
os bancos", comentou.
O atendimento no Procon-PB começou nesta segunda às 12h,
conforme ponto facultativo instituído pelo Governo do Estado em razão do jogo
da Seleção Brasileira de Futebol Feminino pela Copa do Mundo. Nesta terça-feira
(25), a ação será das 8h às 16h30, e ocorrerá até o dia 11 de agosto.
Para aderir ao mutirão de renegociação de dívidas não é
necessário definição de valor de renda tampouco da dívida. Além disso, a adesão
pode ser feita tanto por consumidores com dívidas adimplentes quanto por
aqueles com dívidas inadimplentes, já que o foco são a prevenção e o tratamento
do superendividamento, tornando as parcelas da dívida acessíveis.
"Quando o Governo Federal lançou o 'Desenrola Brasil',
ficou definido que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor faria mutirões
de renegociação de dívidas, e o Procon-PB aderiu a essa iniciativa, colocando à
disposição dos consumidores toda a sua experiência", acrescentou Késsia
Liliana.
O mutirão de renegociação do "Renegocia!" na
Paraíba tem atendimento híbrido — o consumidor tanto pode ir presencial à sede
do Procon-PB, localizada na avenida Almirante Barroso, 693, na Capital, ir a
algum dos núcleos espalhados pelo Estado ou fazer a tratativa por meio do
WhatsApp (83) 9 8618-8330. Mais informações podem ser obtidas pelo 151
(gratuito), pelo site www.procon.pb.gov.br ou também nas redes sociais —
Instagram ou Facebook: @proconpb — e Twitter: @procongovpb.
Ao fim do mutirão, todos os órgãos envolvidos elaborarão
relatórios que serão enviados à Secretaria Nacional do Consumidor para serem
avaliados para a formatação de políticas públicas para prevenir e tratar o
superendividamento.
PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA
Sede JOÃO PESSOA
Gestor KÉSSIA LILIANA DANTAS BEZERRA CAVALCANTI
Atendimento 08:00 ÀS 16:30
Endereço AVENIDA ALMIRANTE BARROSO, 693, CENTRO. CEP
58013-120
E-mail kessialiliana@procon.pb.gov.br
Telefone 151 / (83) 3218-6959
Secom PB
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