Escolas estaduais de todas as regiões da Paraíba se mobilizam na preparação para o Ideb 2023.
A preparação para o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) nas escolas estaduais da Paraíba tem sido intensiva e abrangente.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB),
iniciou o processo no dia 10 de agosto com a abertura do Seminário de Pactuação
das Metas Avança Ideb 2023, que teve o objetivo de promover o engajamento das
Secretarias Estadual e Municipais de Educação, de gestores, professores e
estudantes para melhorar o resultado do Ideb na Paraíba. Também foi criado o
Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave), que avaliou as
reais necessidades de mais de 45 mil estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino
Fundamental e nas 3ª séries do Ensino Médio.
Em todas as Gerências Regionais de Ensino (GREs) da Paraíba,
três atividades têm sido predominantes: a organização de aulões, capacitações e
visitas in loco às escolas. Esses aulões, muitas vezes focados nas disciplinas
de língua portuguesa e matemática, e as visitas são estratégias para aproximar
a gestão das realidades escolares e fortalecer o preparo dos alunos para o
Ideb. A 4ª GRE, por exemplo, vem se destacando com atividades como a Gincana
Ideb, pelo uso da Geometria Analítica em plataformas de matemática dinâmica
como o software Geogebra, aplicação de simulados, reuniões com pais, projetos
de língua portuguesa e aulas de reforço.
Já na 5ª GRE, iniciativas como a Caravana Itinerante Avança
Ideb PB e o Saber Democrático, que visam a preparação e incentivo dos gestores
e estudantes em participarem das plenárias do Orçamento Democrático Estadual,
buscam integrar e mobilizar a comunidade escolar em torno do Saeb e das notas
no Ideb. A 6ª GRE percorreu todas as 38 escolas entre 31 de agosto e 27 de
setembro com a Caravana Avança Ideb PB, promovendo também simulados e reuniões
com os pais. A 8ª GRE, além dos aulões e visitas, está trabalhando com a equipe
do Saúde Emocional, enquanto a 12ª e 13ª GREs focam também em caravanas e
análises das avaliações. A 14ª GRE, por sua vez, também tem implementado uma
contagem regressiva junto aos alunos com a realização de ações de fomento ao
tema.
Um ponto importante nas orientações da SEE-PB em união com as
GREs é o fomento ao protagonismo estudantil. Algumas das estratégias sugeridas
para mobilização dos estudantes são: gestor se reúne com os líderes da escola
para criar um plano de mobilização dos estudantes que farão a avaliação Saeb;
no caso de escolas com Grêmio Estudantil, seus membros devem ser convocados
para mobilizar os estudantes no desenvolvimento de ações de engajamento para a
avaliação; convocar ex-estudantes da escola que já realizaram a avaliação para
conversar com os atuais estudantes sobre a importância da realização consciente
da prova; além disso, as ações de mobilização devem envolver todas as turmas,
não apenas aquelas que farão a avaliação.
“Essas múltiplas estratégias refletem o comprometimento da
Secretaria juntamente com as gerências regionais em aprimorar a preparação para
o Ideb e, assim, contribuir para a excelência educacional no estado. As ações
em curso, desde aulões até mobilizações de protagonismo estudantil, visam criar
um ambiente de aprendizado dinâmico e engajado. Valorizamos cada aluno e
reconhecemos o poder do coletivo na busca pela excelência educacional. Estamos
juntos nessa jornada e confiantes de que nossas estratégias proporcionarão
resultados positivos para a educação na Paraíba”, afirma a secretária Executiva
de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.
No último dia 26, um momento de imersão no Centro de
Formações uniu gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores de
avaliações para discutir e compartilhar propostas pedagógicas. Em adição a essa
iniciativa, estão ocorrendo momentos formativos entre as 14 GREs e as escolas,
especialmente em relação às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb), com foco na equipe de professores de matemática. Já macroações incluem
a mobilização dos tutores dos estudantes, o convite aos pais ou responsáveis
para discussões sobre como podem apoiar as ações da escola, revisões no Projeto
de Vida dos estudantes, monitoramento da implementação das propostas
pedagógicas da SEE nas escolas, intervenções pedagógicas quando necessárias e o
incentivo ao protagonismo estudantil.
Ideb - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi
criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos
igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as
médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados
sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho
no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que este ano acontece entre
os dias 23 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.
Secom PB
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