Governo da Paraíba conclui avaliações em 1.700 escolas e impulsiona ações pedagógicas para aperfeiçoar ensino.
A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
da Paraíba (Siave), implantado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria
de Estado da Educação (SEE-PB), foi concluída nessa sexta-feira (20), com a
avaliação de mais de 100 mil estudantes distribuídos em mais de 1.700 escolas
estaduais nos 223 municípios paraibanos. Com os resultados previstos para o
início do próximo ano letivo, o planejamento educacional para 2024 nas escolas
da Paraíba será moldado com ações corretivas para os possíveis déficits de
aprendizagem a serem identificados nas diferentes regiões do estado.
Kalynne Gaudêncio, 10 anos, estudante da 5ª série da Escola
Virginia Miranda, em Queimadas, revelou sua satisfação com a avaliação. Para
Kalynne, a prova do Siave foi considerada fácil. “Achei maravilhosa, bem fácil
até", disse ela. Assim como Kalynne, Erick Gustavo e outros estudantes do
5º ano, como Jhon Ryan e Sara Pereira, também compartilharam impressões
positivas sobre a prova, destacando a facilidade das questões.
A superintendente do programa Educar pra Valer no município
de Queimadas, Tana Barreto, enfatizou a relevância da avaliação para a educação
paraibana. O programa do Governo do Estado atua junto aos municípios, a fim de
melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos, para assegurar a alfabetização
na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do
Ensino Fundamental. "O Siave é uma avaliação bem importante para o
município, avaliando os alunos no final dos ciclos", explicou Barreto,
ressaltando que o exame avalia o desempenho dos alunos em etapas cruciais, como
o ciclo de alfabetização e as fases do ensino fundamental.
O compromisso dos educadores e a infraestrutura educacional
também foram pontos de destaque. "Estamos muito confiantes nos
resultados", disse ela. "Agradecemos aos professores por sua
dedicação contínua e a gestão municipal que tem fornecido todos os recursos
possíveis para que os professores desenvolvam seu trabalho, além do Governo do
Estado por essa iniciativa incrível", disse Tana.
O público-alvo das avaliações foi composto por estudantes do
2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O foco principal do diagnóstico é
identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática. A intenção foi aprofundar o entendimento do nível acadêmico
dos alunos nesses componentes curriculares. “Espera-se que os insights obtidos
a partir do Siave orientem ações pedagógicas ainda mais eficazes para 2024,
garantindo um ensino de qualidade e endereçando as áreas de melhoria
identificadas durante as avaliações”, explicou a secretária executiva de Gestão
Pedagógica da SEE-PB, Elizabete Araújo.
Sobre o Siave - Instituído no mês de agosto pelo Governo da
Paraíba, o Siave foi segmentado em três momentos distintos. Em agosto, ocorreu
a avaliação formativa, com o propósito de identificar o estágio de aprendizado
das habilidades dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª
série do Ensino Médio. Após isso, os estudantes do 2º ano também passaram por
avaliações de fluência leitora, realizadas em três momentos diferentes.
Nessa última semana, os estudantes realizaram a avaliação
somativa, que focou na consolidação do conhecimento. A meta é transformar o
sistema em uma ferramenta para promover um ensino de qualidade contínuo aos
estudantes paraibanos, formando cidadãos plenos e incentivando o monitoramento
constante dos dados educacionais para aprimorar a aprendizagem.
Secom PB
Nenhum comentário