Gestores municipais de saúde devem enviar dados ao TCU até segunda-feira (13).
Informações sobre serviços de saúde em estabelecimentos
gerenciados por entidades privadas devem ser enviadas em planilha.
Os municípios têm até o dia 13 de novembro para responder à
planilha do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a prestação de serviços de
saúde em estabelecimentos gerenciados por entidades privadas.
O envio das respostas deve ser feito pelas secretarias
municipais de saúde, por meio do preenchimento de uma planilha eletrônica,
disponibilizada no site do TCU. O prazo inicial era até 3 de novembro, mas foi
prorrogado por mais 10 dias.
Essa auditoria serve para avaliar a transparência da gestão
de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) utilizados nesse modelo e
identificar possibilidades de aperfeiçoamento nos casos de estabelecimentos
públicos com parcerias público-privada, termos de colaboração e contratação de
organização da sociedade civil, por exemplo.
De acordo com a advogada Barbara Krysttal, especialista em
gestão e contas públicas, essa etapa tem caráter preventivo. “Quando essa
informação não é repassada para o TCU, existem grandes possibilidades dessa
auditoria ser in loco e, aí sim, ser numa linha mais punitiva podendo gerar
análise de fraudes com mais consequências”, explica.
Já o consultor de orçamento Cesar Lima diz que essas ações
são fundamentais para garantir transparência. “É importante essa fiscalização
do TCU para que seja aferida a boa aplicação de recursos que são públicos”,
aponta.
Segundo o Tribunal de Contas, não são foco do levantamento
informações referentes a unidades como hospitais privados, filantrópicos,
clínicas e laboratórios que firmam contratos de prestação de serviços para o
SUS.
Após preenchida, a planilha deve ser enviada para o e-mail
transparenciasaude@tcu.gov.br. Dúvidas e informações podem ser encontradas no
mesmo e-mail e também pelo telefone (86) 3301-2740.
Fonte: Brasil 61 -
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