Título Net tem novas funcionalidades para facilitar serviços ao eleitorado.
Página de autoatendimento está mais
acessível e intuitiva
Já está no ar a nova página do Título Net, que foi
reestruturada com um menu de opções e funcionalidades para facilitar os
serviços oferecidos a eleitoras e eleitores.
Além de ser mais intuitiva, a página passou a oferecer opções
simples como, por exemplo, apenas corrigir o nome da mãe ou do pai que foi
grafado errado. Ou, ainda, atualizar o endereço ou transferir o título para
outro município.
Os botões contam com textos curtos e objetivos para explicar
como usar cada função, mas também há links com textos mais completos e extensos
para quem busca mais informações. Nesse caso, basta clicar no sinal de
interrogação que aparece ao lado de cada botão de serviço.
As opções tradicionais continuam ativas para tirar o primeiro
título ou revisar todos os dados cadastrais.
De acordo com Luciano Bohnert, da Seção de Cadastro de
Eleitor (Secad) ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, as
alterações fazem parte da evolução dos sistemas e ocorreram após pesquisa
bastante ampla com diversos usuários para construir uma página que atendesse às
necessidades de eleitores e, principalmente, aos critérios de objetividade e
simplicidade, com termos claros para encontrar com facilidade o serviço de que
cada um precisa.
As inovações surgiram a partir de um projeto da
Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE. De acordo a secretária da CGE, Ariadne
Nolêto, “agora, em vez de uma lista de serviços, há apenas quatro opções em
formato de botões para ficar claro ao cidadão que se trata de uma
funcionalidade. Cada um com uma cor diferente para que se destaquem um dos
outros”.
Segundo ela, é preciso ter em mente que a maioria dos
usuários utiliza os serviços pelo celular; então a nova versão foi concebida de
forma que todas as opções ficassem visíveis na tela do aparelho sem necessidade
de rolagem da página. Tudo para deixar mais prático e mais acessível o serviço
ao cidadão.
Acessibilidade e responsividade
Para garantir que os serviços vão funcionar com efetividade
para todos os usuários e usuárias, houve foco especial na acessibilidade,
inclusive com testes realizados por pessoas cegas que validaram a usabilidade
dos sistemas.
Outro ponto de preocupação foi a chamada responsividade, que
é a certeza de que esses serviços vão funcionar bem em celulares. Nesse campo,
a interface se adéqua ao tamanho da tela do dispositivo, mantendo sempre o
mesmo conteúdo acessado por meio do computador.
Novidade
Uma das novidades implementadas é a “diligência virtual”, que
nada mais é do que a possibilidade de o cartório entrar em contato com o
eleitor e solicitar informações complementares após a solicitação de uma
demanda por cidadão ou cidadã. Por exemplo, caso seja enviada uma imagem de
qualidade ruim ou o endereço não bater com o comprovante de residência, a
questão poderá ser solucionada de forma totalmente remota.
Já para 2024, será inaugurado outro serviço: a possibilidade
de agendar atendimento nos cartórios por meio da plataforma. Se o eleitor
precisar coletar a biometria, ele poderá ir com horário previamente marcado
para ser atendido com rapidez.
Assessoria/TSE
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