BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes.
Beneficiário terá 45 ou 90 dias para atualizar a depender de
onde mora
O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novos
prazos para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate
à Fome (MDS), ainda existe um grande número de beneficiários que não estão
incluídos no Cadastro Único ou que estão com o cadastro desatualizado há mais
de 48 meses.
Desde 2016, para o recebimento do BPC, os beneficiários
precisam estar inscritos no Cadastro Único e fazer atualização do cadastro a
cada dois anos. Atualmente, são atendidos pelo programa mais de 6,02 milhões de
beneficiários, entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de
baixa renda, que recebem o pagamento de um salário mínimo.
Prazos
O beneficiário que não estiver no CadÚnico ou que estiver com
o cadastro desatualizado há mais de 48 meses deve regularizar a situação em 45
dias se morar em um município de até 50 mil habitantes. Para aqueles que vivem
em cidades maiores, com mais de 50 mil habitantes, o prazo é de 90 dias. A
notificação será feita pelo banco.
Se o beneficiário não fizer a atualização dentro desse prazo,
o pagamento é suspenso.
Após a suspensão do pagamento, os beneficiários terão 30 dias
para realizar a inscrição ou atualização junto ao Cadastro Único, solicitar a
reativação do BPC e o pagamento dos valores devidos desde a suspensão.
Uma portaria do MDS e do Ministério da Previdência Social
estabelece que os usuários do BPC que estão há mais de 48 meses sem atualizar o
cadastro serão chamados a comparecer ao Centro de Referência e Assistência
Social (Cras) de onde residem.
Biometria
Uma portaria do MDS em conjunto com o Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) determina que os pedidos do BPC que tiverem mudança
cadastral com indícios de inconsistência devem ser submetidos a uma verificação
das novas informações.
Neste caso, será preciso realizar o registro biométrico, a
partir de 1º de setembro de 2024.
O cruzamento de informações será realizado mensalmente pelo
INSS, para apurar se o critério de renda do grupo familiar está sendo cumprido
e acúmulo do benefício com outra renda.
Rio Grande do Sul
Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande
do Sul com a situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal
não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral
neste momento.
Agência Brasil
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