CAIXA: biometria para clientes aumenta segurança nas transações bancárias; saiba como cadastrar.
Atualmente, 11,8 mil terminais eletrônicos próprios da CAIXA
já oferecem serviços via biometria
Para trazer mais segurança e conveniência nas transações
bancárias, a CAIXA está ampliando o uso da biometria entre seus clientes. A
autenticação é realizada por meio da comparação das informações biométricas com
aquelas coletadas no leitor no momento da transação.
Os clientes que desejam passar a usar a biometria podem fazer
a autenticação com impressão digital, disponível nos caixas eletrônicos que
contam com leitor biométrico. Atualmente, 11 mil e 800 terminais eletrônicos
próprios da CAIXA já oferecem essa possibilidade.
O processo de autenticação biométrica começa com o uso do
cartão magnético do cliente. Depois, aperte a opção “iniciar cadastro”. Após
isso, é só escolher o dedo que receberá a leitura biométrica e, depois do
procedimento, o cliente deve indicar a senha de quatro dígitos. Ao final,
aguarde a confirmação de realização do cadastro.
Jussara Vieira é aposentada e tem 66 anos. Moradora de
Viamão, no Rio Grande do Sul, ela conta que utiliza a biometria há cerca de um
mês e afirma que o cadastro foi bem simples e rápido.
“Em primeiro lugar é a segurança. Para sacar, eu não preciso
levar o cartão. Quando vou passear, já não levo o cartão para sacar. [Eu]Me sinto bem mais segura com a biometria.
Inclusive, quem tem o cartão, tem a opção na máquina e a própria pessoa pode
fazer [a biometria].”
A amazonense Francilene Mendes de Oliveira também conta que
já aderiu à biometria e relata que não teve dificuldades.
“Realizei a biometria. Foi tudo correto. Fui bem atendida.
Foi sucesso.”
Mesmo que o cliente ainda não possua a biometria cadastrada,
ele poderá seguir normalmente com a transação, por meio da senha numérica ou
silábica.
Ainda de acordo com a CAIXA, alguns clientes também já têm
acesso ao novo aplicativo CAIXA 5.0. Entre outras funções, a ferramenta permite
a abertura de contas digitais com uso da biometria facial. A estimativa é que,
até o final de 2024, todos os clientes estejam com a nova versão do aplicativo.
Fonte: Brasil 61 -
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