Famup pede apoio de gestores para realização da Pesquisa de Informações Básicas Municipais.
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup)
se reuniu nesta quarta-feira (23) com representantes do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) para discutir parceria na realização da Pesquisa
de Informações Básicas Municipais (Munic) já iniciada em diversos municípios do
estado. A Famup, por meio do presidente George Coelho, está solicitando o apoio
de prefeitos e prefeitas para coleta das amostragens.
“É importante a coleta dessa pesquisa para o planejamento e
gestão da administração pública nos municípios, pois fornece informações
estatísticas que auxiliam na tomada de decisões por parte dos prefeitos e
prefeitas. Por isso, pedimos o apoio de todos os gestores para que o IBGE possa
realizar esse levantamento o mais breve possível nos municípios que ainda serão
pesquisados”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
Participaram da reunião, o Superintendente do IBGE na
Paraíba, Roberto Beato Salgado; o Chefe de Pesquisas Sociais e Relações
Institucionais, Lamartine Candeia, e Gilberto Cavalcante, Chefe da PNAD na
Paraíba; além do secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas.
Dos 223 municípios, em 130 a pesquisa já foi realizada,
enquanto 76 ainda estão sendo visitados por técnicos do IBGE. A Munic é realizada desde 1999 em todas as
municipalidades do estado. É realizado um levantamento detalhado de informações
sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas
municipais, em especial a Prefeitura, compreendendo também diferentes
políticas.
Um dos destaques da pesquisa é a inclusão do bloco específico
sobre Igualdade Racial. "É uma novidade porque a MUNIC nunca investigou
esse tema. Comunicação da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, evento
realizado nas 223 prefeituras, já em andamento de coleta, sugestão de apoio e
comunicação aos novos prefeitos.
Também está inserido na pesquisa o Suplemento Especial de
Segurança Alimentar, uma parceria do IBGE com o Ministério do Desenvolvimento e
Assistência Social, Família e Combate à Fome e desenvolvido em conjunto com a
Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome. O levantamento tem o
objetivo de levantar dados sobre a segurança alimentar nos municípios.
Assessoria de Imprensa
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