https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeito de Frei Martinho e Secretária Municipal de Educação participam de seminário sobre educação em João Pessoa.

O prefeito de Frei Martinho, Seridó paraibano, Tião Pinto, reeleito para mais um mandato a frente do Poder Executivo Municipal, juntamente com a Secretária Municipal de Educação Rejane Medeiros, participaram do seminário realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Paraíba, que teve como tema: “Tribunal e Educação com Foco na Alfabetização”, que aconteceu nesta terça-feira (22), no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação Wilson Santiago Filho.

No momento, prefeitos eleitos e reeleitos, secretários e equipes municipais vinculadas à área educacional compunham a plateia do Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, local do encontro, então superlotado.

O secretário de Educação do Estado Wilson Filho, o segundo a falar, tratou da alfabetização na idade adequada como “um grande compromisso coletivo” e como propósito para cujo alcance será preciso o envolvimento completo e irrestrito dos prefeitos reeleitos, ou prestes a cumprir seus primeiros mandatos. Parabenizou a todos pelo êxito nas urnas, mas lembrou que depois da festa e da alegria virá a responsabilidade.

O seminário realizado em parceria com o TCE, esclareceu Wilson Filho, visa o planejamento e monitoramento das estratégias de política educacional, tanto quanto ao bom uso dos recursos públicos.

SITUAÇÃO – Na Paraíba, 55 municípios têm nível de aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino fundamental abaixo de 1, conforme resultados do Siave (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

O relatório, de 2023, mesmo assim, fala de “crescimento relevante”, com 51% das crianças alfabetizadas e superando a meta de 45% traçada para o ano pelo MEC. Os demais municípios têm, no mesmo relatório, a seguinte situação: 38 de nível 1, 48 de nível 2, 33 de nível 3, 22 de nível 4 e 26 de nível 5.

 

Assessoria

Nenhum comentário