INSS aponta descontos indevidos na conta de 1 milhão de aposentados; veja como pedir devolução.
Auditoria pode levar à rescisão de acordo com cinco
associações
Uma auditoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
apontou que 1 milhão de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos
na conta, entre janeiro de 2023 e maio de 2024. O levantamento ocasionou no
cancelamento de todos os débitos autodeclarados como não autorizados.
Devido ao número de reclamações, o Instituto analisou os
Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades para desconto
de mensalidade associativa a partir de janeiro de 2023. Das 37 associações e
entidades que figuram na relação de autorizadas, pelo menos cinco estão com
checagem em estado avançado e podem ter seu acordo rescindido, segundo o órgão.
Essas organizações terão direito à ampla defesa e ao
contraditório, como determina a lei. No entanto, caso seja comprovada a fraude,
o contrato poderá ser suspenso e o INSS poderá determinar que a Dataprev
suspenda os descontos daquela associação ou entidade envolvida.
Atualmente, 37 empresas têm ACT para realizar descontos de
mensalidades associativas, desde que aposentados e pensionistas solicitem ou
autorizem. Além disso, o desconto tem de ser formalizado por um termo de
adesão.
Entre as medidas para barrar débitos indevidos, os
aposentados e pensionistas que tiverem desconto de mensalidade associativa no
contracheque podem solicitar a exclusão de forma automática pelo aplicativo ou
site Meu INSS. O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o
segurado faça o desbloqueio.
DEVOLUÇÃO E EXCLUSÃO
O INSS orienta que, caso o aposentado ou pensionista queira o
estorno de descontos indevidos em seus benefícios, ele pode entrar em contato
direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
Caso prefira, o beneficiário pode enviar e-mail para
acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido. O INSS irá entrar em
contato com a entidade autora do desconto em folha, solicitando os documentos
que autorizaram o desconto ou a devolução dos valores.
Reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados de
associações ou entidades podem ser registradas diretamente no Portal
Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.
Já para excluir o desconto pelo Meu INSS, os seguintes passos
são necessários:
👉Acesse o Meu INSS com login e senha.
👉Na página inicial selecione Novo pedido.
👉No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir
mensalidade.
👉Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de
associação ou sindicato no benefício.
👉Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se
necessário.
👉Após atualizar os dados, selecione Avançar.
👉Leia as instruções e escolha Avançar.
👉Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
👉Anexe os documentos
(se for necessário) e vá em Avançar.
👉Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha
Avançar.
👉Confira os dados informados no requerimento.
👉Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima
e clique em Avançar.
VERIFICAÇÃO DE DESCONTO
Desde agosto, o órgão disponibilizou na tela inicial do Meu
INSS a consulta de “mensalidade associativa”. Em seguida, uma funcionalidade
passou a permitir que aposentados e pensionistas, além de consultarem o
desconto no pagamento, pedissem o "bloqueio/desbloqueio de mensalidade de
associativa". O serviço também pode ser solicitado pela Central 135.
*Diário do Nordeste
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