Obras do primeiro túnel submerso da América Latina devem começar em 2025
Projeto de R$ 6 bi, que liga Santos a Guarujá, foi
encaminhado pelo Ministério de Portos e Aeroportos para análise do TCU
O Ministério de Portos e Aeroportos enviou, nesta
segunda-feira (30), o projeto do Túnel de Santos para análise do Tribunal de
Contas da União (TCU). A estimativa é de que sejam investidos mais de R$ 6
bilhões na obra, com 50% dos recursos provenientes do Governo Federal e os
outros 50% dos cofres do Governo do Estado de São Paulo.
O empreendimento prevê que o túnel, instalado embaixo do mar,
conecte as cidades de Santos e Guarujá, na Baixada Santista, com cerca de 870
metros de extensão e 21 metros de profundidade. É a primeira passagem desse
tipo na América Latina, que deve beneficiar cerca de dois milhões de pessoas.
"Essa obra é fundamental para melhorar a mobilidade
urbana e a qualidade de vida da Baixada Santista e, principalmente, contribuirá
para o escoamento da produção do Porto de Santos, ajudando a segregar o tráfego
portuário do urbano", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio
Costa Filho, ao mencionar que a previsão é de início em 2025.
A futura empresa contratada será responsável pela construção,
operação e manutenção do túnel, que permitirá o tráfego de veículos de passeio,
transporte público, caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres.
Costa Filho afirmou ainda que, além das obras do túnel, será
realizada a concessão do Canal do Porto de Santos. A ideia, segundo ele, é
fortalecer a infraestrutura e a atividade portuária, facilitando o escoamento
da produção brasileira.
“O Porto de Santos representa 30% da corrente de exportação e
importação do Brasil. É fundamental que ampliemos os investimentos nos próximos
anos. Atualmente, o porto conta com calado de 15 metros, e, em 2025, faremos
investimentos para 16 metros. Com a concessão, atingiremos 17 metros em curto
prazo”, explicou.
Fim da espera
O ministro lembrou que as melhorias são aguardadas pela
população há mais de 100 anos e, agora, finalmente sairão do papel. “O túnel de
Santos e a concessão da dragagem são obras de mobilidade urbana. Esse é o
grande projeto de descarbonização dos nossos navios, e toda essa infraestrutura
será primordial para o crescimento do Brasil”, destacou.
Sobre investimentos em outros portos do país, Costa Filho
ressaltou que 2024 foi um ano importante para setores como o de logística,
agronegócio e indústria naval. “Estamos trabalhando intensamente para
fortalecer os portos do Brasil. Este ano, teremos um crescimento no setor
portuário superior a 5%. Também esperamos a geração de mais de 60 mil empregos
no setor, que hoje conta com quase R$ 30 bilhões em investimentos já
contratados”, afirmou, ao mencionar que a ideia é conceder também os canais do
Porto de Paranaguá (PR) e de Itajaí (SC).
“Estamos realizando mais de R$ 2 bilhões em investimentos,
neste ano, em nossos portos públicos. Esses investimentos abrangem dragagem,
requalificação de molhes, mobilidade urbana e acessibilidade, para que o Brasil
possa se modernizar cada vez mais, com governança e, sobretudo, dialogando com
o mercado internacional, que tem interesse crescente em investir no país”,
concluiu.
Túnel Santos-Guarujá
Em março de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos, em
parceria com o Governo de São Paulo, abriu consulta pública para o projeto do
túnel imerso Santos-Guarujá. No mês de setembro, a pasta realizou uma sondagem
de mercado com o objetivo de consultar investidores sobre a viabilidade de
novas emissões ou propostas.
De acordo com o projeto apresentado, o túnel contará com uma
área de circulação para ciclistas e pedestres, instalada entre as seis vias de
pista, sendo que uma delas poderá receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Fonte: Brasil 61 –
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