ATENÇÃO: Saiba quais são os serviços que não necessitam de login e senha no Meu INSS.
Emitir guia de pagamento,
cadastrar CAT, ter acesso ao calendário de pagamento, são alguns dos serviços
que são encontrados diretamente no site ou no aplicativo.
O Meu INSS é uma importante
plataforma que oferece ao cidadão mais agilidade e praticidade no acesso aos
serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por
meio dela, a resolução de questões previdenciárias é feita de forma online,
evitando deslocamentos e otimizando o tempo do segurado.
Com isso, além de oferecer
serviços que exigem a entrada com o login e senha Gov.br, o portal também
disponibiliza serviços que podem ser acessados diretamente no endereço
meu.inss.gov.br.
Confira os serviços
disponíveis:
> Revisão de BPC: serviço
para consultar quem está na lista de pessoas que precisam atualizar ou fazer a
inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal -
CadÚnico.
> Novo pedido: por esse
ícone é possível fazer a solicitação de extratos, aposentadorias, certidão de
tempo de contribuição, atualizações, benefícios, pensões, entre outros.
> Emitir Guia de
Pagamento (GPS): ao clicar nesse serviço, o cidadão é encaminhado para o site
da Receita Federal, onde ele informará sua categoria (contribuinte individual,
doméstico, facultativo ou segurado especial) e os dados do contribuinte
(NIT/PIS/Pasep). É através desse serviço que o segurado poderá emitir o boleto
de pagamento da contribuição.
> Comunicação de Acidente
de Trabalho (cadastrar): serviço para comunicar um acidente de trabalho ou de
trajeto, bem como doença ocupacional. (A
empresa onde a pessoa acidentada trabalha é obrigada a informar o acidente até
o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser
imediata)
> Calendário de
pagamento: local para consultar as datas de pagamento dos benefícios durante o
ano corrente. (Consulte o número final no cartão de benefício, ignorando o
dígito verificador, para encontrar as datas na tabela. Por exemplo, no cartão
123456789-0, o número final será 9)
> Encontre uma agência:
serviço para encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima.
> Verificar autenticidade
de documentos: serviço oferecido para verificar a autenticidade de documentos
emitidos pelo INSS através do código fornecido no documento.
> Inscrever no INSS:
serviço para fazer a inscrição no INSS e gerar o número do trabalhador
(NIT).
> Fala.BR Ouvidoria:
local para que o cidadão possa fazer um pedido de acesso à informação, fazer
denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões.
> Meu INSS+ Conheça as
vantagens: é possível conhecer as vantagens do serviço, ter conhecimento dos
bancos parceiros e saber como emitir a carteira do beneficiário.
> Taxas de empréstimo
consignado: permite a consulta de instituições financeiras e as taxas de juros
para pedidos de empréstimos. O serviço pode ser contratado por pessoas que
recebem aposentadoria, pensão e BPC.
> Programa de Educação
Previdenciária - Escola Virtual: programa criado com objetivo de disseminar o
conhecimento previdenciário.
Qualquer dúvida sobre como
usar o Meu INSS e informações previdenciárias do instituto, a assistente
virtual, a Helô, estará disponível no site no canto inferior direito da tela do
dispositivo.
Fonte: INSS
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