https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí, vereador apresenta Projeto de Lei que reconhece Filarmônica local como Patrimônio Histórico e Imaterial do Município.

Foto: Cedida

O vereador Robson Ferreira (REPUBLICANOS), é autor do Projeto de Lei 001/2025, que reconhece a Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macêdo, como Patrimônio Histórico e Imaterial do Município de Picuí, em razão de sua relevância histórica, cultural e social para os picuienses.

O referido reconhecimento tem como finalidade valorizar as tradições culturais e musicais representadas pela Filarmônica; incentivar a continuidade de suas atividades e a formação de uma nova geração de músicos; garantir o apoio do Poder Público Municipal para a manutenção, divulgação e funcionamento da referida instituição, além de permitir que o Poder Executivo possa estabelecer parcerias, celebrar convênios e destinar recursos financeiros, dentro das possibilidades orçamentárias para: aquisição de instrumentos musicais e uniformes; Manutenção do espaço físico da Filarmônica; Realização de apresentações, eventos culturais e oficinas de música, etc.

Na justificativa da matéria, o parlamentar mirim picuiense disse que “este projeto de lei tem como objetivo reconhecer oficialmente a Filarmônica Coronel Antônio Xavier como um bem cultural e imaterial de Picuí, considerando sua contribuição histórica para o município. Há décadas, a Filarmônica desempenha um papel central na promoção da cultura e da música, formando músicos e encantando gerações de picuienses. O reconhecimento enquanto Patrimônio Histórico e Imaterial não apenas resgata e preserva a história, mas também reforça o compromisso do município com a valorização de suas tradições culturais. Tal medida contribuirá para o fortalecimento do vínculo da população com a música, além de incentivar novas iniciativas culturais e artísticas”.

A propositura foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes a sessão, e seguiu para sanção do prefeito do município Ranieri Ferreira.

Clique Aqui e confira o projeto na íntegra. 

Francisco Araújo

Nenhum comentário