MDS e Polícia Federal estudam parceria para fortalecer o combate às fraudes no Cadastro Único.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e
Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu, na tarde desta quinta-feira
(13.03), com Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal,
para debater estratégias de combate às fraudes no Cadastro Único, principal
porta de entrada para os programas de transferência de renda do país.
Durante a reunião, o ministro apresentou os principais pontos
de atenção para que a Polícia Federal possa atuar junto ao ministério. A ideia
é criar um grupo de acompanhamento para intensificar as investigações e
combater os disparos de Fake News, inscrições de CPFs falsos nos programas,
entre outras possíveis irregularidades.
Segundo o ministro, o apoio da Polícia Federal no
acompanhamento das investigações também vai reforçar a segurança do sistema,
principalmente para evitar ataques hackers e golpes.
A parceria é uma das estratégias que fazem parte do Plano de
Ação para 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do
Cadastro Único. O documento foi aprovado em fevereiro deste ano e deve ser
lançado oficialmente na próxima terça-feira (18.03). A iniciativa está
estruturada em três principais eixos: qualificação das informações do Cadastro
Único e do Bolsa Família; aprimoramento da fiscalização e prevenção de fraudes.
Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do
Cadastro Único
Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização do
Bolsa Família e do Cadastro Único tem como objetivo propor medidas para
melhorar a qualidade das informações e a fiscalização do Cadastro e da gestão
do PBF, além de prevenir fraudes. O objetivo é a expansão dos programas sociais
para as pessoas que mais precisam, por meio da promoção da transparência e do
monitoramento das políticas públicas.
A Rede é uma instância de governança do Executivo Federal,
coordenada pelo MDS, com representantes da Secretaria Nacional de Assistência
Social (SNAS), Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e da
Secretaria Nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único
(SAGICAD), pela Controladoria-Geral da União (CGU), pela Advocacia-Geral da
União (AGU), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Assessoria de Comunicação - MDS
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