Educação: 32,5% dos municípios brasileiros estão na faixa de baixo desenvolvimento.
Nos municípios com desenvolvimento crítico, 57% das turmas do
Ensino Fundamental não são ministradas por professores com formação adequada.
No Brasil, mais de 56% dos municípios, ou seja, 3.113 entes,
registram desenvolvimento moderado na área da Educação, enquanto 7,2%, o que
corresponde a 401 cidades, têm alto desenvolvimento.
Apesar desse quadro, um estudo divulgado pela Federação das
Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revela que ainda há 32,5% dos
municípios brasileiros, ou seja, 1.806, que ainda permanecem na faixa de baixo
desenvolvimento. Além disso, 4,1%, ou 230, apresentam cenário crítico.
De acordo com a Firjan, o estudo avalia a oferta, assim como
a qualidade da educação básica em escolas públicas e privadas, desde a Educação
Infantil até o Ensino Médio.
Nesse caso, são analisados pontos como percentual de crianças
de até três anos matriculadas em creches, adequação da formação dos professores
que lecionam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, oferta de educação em
tempo integral, taxas de abandono escolar e de distorção idade-série e
desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no
Ensino Fundamental.
Diante disso, o estudo pontua que, nos municípios com
desenvolvimento crítico, 57% das turmas do Ensino Fundamental não são
ministradas por professores com formação adequada. Além disso, mesmo que em
menor proporção, cidades com alto desenvolvimento também apresentam o mesmo
problema.
Outra preocupação destacada diz respeito à distorção da
idade-série. De acordo com o levantamento, 40% dos alunos do Ensino Médio nos
municípios críticos estão acima da idade recomendada. Esse número é quase cinco
vezes o notado nas cidades mais desenvolvidas, com 8,3%.
Educação Infantil
Em relação à Educação Infantil, o estudo revela que somente
19% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches nos municípios
com pior desempenho. O resultado corresponde a quase um terço do percentual
registrado nas cidades de alto desenvolvimento, com 53%, onde a média supera a
meta vigente do Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: Brasil 61 -
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