INSS: 473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos.
Governo abriu plataforma para receber pedidos de devolução
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) começaram nesta quarta-feira (14) a abrir requerimentos de
devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos, por meio dos
canais oficiais da autarquia.
O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site
ou pelo telefone 135.
Em balanço apresentado no fim do dia, o presidente do INSS,
Gilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de
funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento
ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.
Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não
reconhecer a cobrança de mensalidade por entidade associativa. Outros 6.720
(1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram apurados até as 16h.
São 41 entidades associativas contestadas em todos esses
lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o
órgão para fazer o desconto.
"Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15
dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou
realizem o pagamento [do desconto não autorizado]. Esse pagamento não vai para
a conta do segurado, vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo no
pagamento em folha, na conta em que ele recebe o benefício", explicou
Waller, em coletiva de imprensa.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados
desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora é
possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve
desconto está vinculado, por meio do serviço "Consultar Descontos de
Entidades Associativas", disponível no aplicativo.
"A gente precisa reforçar: a forma de entrada desse
pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no
Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135
não liga para ninguém, não entra em contato com ninguém. É você, tendo
interesse, liga para o INSS. Não informe nada a ninguém, não assine nada a
ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação",
reforçou o presidente do INSS.
Sem prazo
Waller Júnior também enfatizou que os segurados do INSS não
precisam ter pressa em abrir o requerimento, pois não há prazo para a
contestação dos valores.
"Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não
precisa correr, gente não vai fechar o sistema de uma hora para outra",
garantiu.
As associações que tiverem seus descontos contestados por um
segurado terão de apresentar a documentação individualizada, no prazo de 15
dias úteis, também em uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.
"Foi colocado à disposição das entidades um sistema que
permite que elas façam exatamente esse procedimento. Já é possível para as
entidades cumprirem com sua obrigação de apresentarem autorização
comprobatória", explicou Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev.
Para quem abriu procedimento pelo Meu INSS, após esse prazo,
a documentação apresentada pela entidade poderá ser conferida, e o segurado vai
poder verificar se a assinatura e os documentos conferem com seus dados.
Na mesma plataforma, o segurado pode recusar a veracidade da
documentação. A entidade associativa também vai ter a opção de pagar o valor
descontado, por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU) paga ao Tesouro
Nacional.
Quem vai pagar
"A ideia inicial é que quem custeie essa indenização
seja o fraudador, aquele que gerou dano a essa pessoa. Depois de verificado
quantas pessoas, qual valor a ser pago, aí a gente vai verificar de onde vai
sair o dinheiro e como vai sair o dinheiro. Mas, primeiro a gente precisa
levantar um tanto, qual o valor", disse o presidente do INSS.
Até o momento, o órgão conta com R$ 1 bilhão apreendido em
contas de entidades já no dia da deflagração da operação contra as fraudes, no
fim do mês passado.
Outros R$ 2,5 bilhões e bloqueios também já foram solicitados
pela Advocacia Geral da União (AGU).
A Dataprev, empresa que fornece o serviço de tecnologia da
informação para os sistemas da Previdência, não quis adiantar o valor total
contestado por esses mais de 473 mil segurados que já abriram processo na
plataforma, já que os prazos de apuração sobre a legalidade dos descontos ainda
estão em andamento.
Atendimento presencial
Segundo o INSS, dos mais de 480 mil requerimentos já abertos,
450.426 (93,7%) utilizaram o canal Meu INSS (aplicativo ou site). Pela Central
135, houve 30.234 ligações. Pela média dos atendimentos diários, a autarquia
registrou um aumento de 13% nos atendimentos neste primeiro dia de período para
pedido de devolução dos descontos.
Dos quase 100 milhões de segurados, 89,5 milhões já utilizam
regularmente a plataforma Meu INSS, via aplicativo ou página na internet. Já a
média mensal de atendimento pela Central 135 é de 6,9 milhões de ligações, e o
atendimento presencial chega a 2,1 milhões de pessoas, mas, nesses casos, se
referem a segurados que precisam realizar algum tipo de perícia.
No momento, o presidente do INSS avalia que não é necessário
expandir o atendimento de forma presencial utilizando agências de parceiros
como Caixa Econômica Federal ou os Correios, que possuem maior capilaridade que
o INSS, que está presente em cerca de 800 dos mais de 5,5 mil municípios
brasileiros.
"O INSS vem monitorando esses canais de atendimento e
verificando se será necessário abrir outros canais. Esse pedido [de devolução
de desconto] não tem prazo para terminar. A gente vai monitorando essa situação
para verificar se é necessário encontrar parceiros, se vai precisar atender nas
agências ou outras formas de busca", afirmou Gilberto Waller Júnior.
O gestor, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer
busca ativa a partir de um balanço futuro, caso segmentos específicos desses 9
milhões de segurados não tenham conseguido acessar os canais principais de
atendimento para avaliar os descontos.
Agência Brasil
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