INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes. Medida começa no dia 30 de junho.
A partir do próximo dia 30,
agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de
descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O anúncio foi
feito nesta quinta-feira (22).
Durante coletiva de
imprensa, o presidente do INSS, Giberto Waller, destacou que o serviço
presencial será disponibilizado com foco na população de aposentados e
pensionistas que não tem acesso à tecnologia.
“O atendimento presencial é
exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse
tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas
agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que
os Correios têm.”
Segundo Waller, o INSS
trabalha atualmente com um total de 1.570 agências distribuídas em pouco mais
de 700 municípios grandes, onde a maioria da população tem acesso à tecnologia
e, portanto, não precisaria se deslocar em busca de atendimento presencial.
“A gente está utilizando a
parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais
dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, destacou o ministro,
citando que a pasta disponibiliza, como canais de comunicação, o aplicativo Meu
INSS, sites oficiais e o número de telefone 135.
Para ser atendido em uma
agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um
documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de
deslocamento, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que
portando uma procuração.
“A pessoa com a procuração,
não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à
agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”, destacou o
presidente do INSS.
“A ideia é que os Correios,
ao receberem essa pessoa, façam o atendimento, abram a tela informando se houve
desconto, de qual associação [foi feito o desconto], e se foi autorizado ou
não. Ela fecha a manifestação automaticamente, recebe um protocolo com número,
horário e data. Isso vai ter uma importância depois”, completou.
Agência Brasil
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