INSS devolve descontos indevidos de abril a partir desta segunda-feira (26).
Serão reembolsados, ao todo,
R$ 292 milhões aos beneficiários. Devolução será feita junto com o pagamento
regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho.
Todos os aposentados e
pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na
folha de pagamentos referente a abril terão os valores devolvidos a partir
desta segunda-feira, 26 de maio. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões
aos beneficiários.
No fim do mês passado, o
INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém,
como a folha de pagamentos referente ao mês de abril já estava fechada, os
descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de
maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às
entidades associativas. Agora, a devolução será feita junto com o pagamento
regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário
não precisa tomar nenhuma providência.
CALENDÁRIO — A
data exata da devolução depende do valor do benefício (igual ou maior do que um
salário mínimo) e do último algarismo do Número de Benefício (NB) – sem
considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço.
Quem ganha até um salário
mínimo
Final 1 26 de maio
Final 2 27 de maio
Final 3 28 de maio
Final 4 29 de maio
Final 5 30 de maio
Final 6 2 de junho
Final 7 3 de junho
Final 8 4 de junho
Final 9 5 de junho
Final 0 6 de junho
Quem ganha acima de um salário
mínimo
Final 1 e 6 2 de junho
Final 2 e 7 3 de junho
Final 3 e 8 4 de junho
Final 4 e 9 5 de junho
Final 5 e 0 6 de junho
MENSALIDADES ANTIGAS —
Para reaver o valor de mensalidades associativas antigas, o aposentado ou
pensionista deverá informar ao INSS caso não reconheça que tenha autorizado o
débito em folha. O pedido deve ser feito pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou
pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem oferecer qualquer
informação, além de dizer se autorizou ou não os descontos.
O INSS vai acionar a
entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade
deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao
beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos
regulares – seja conta bancária ou cartão magnético.
CORREIOS —
Os aposentados, aposentadas e pensionistas que ainda não realizaram a consulta
junto ao INSS para saber se houve ou não descontos indevidos por parte de
associações terão à disposição, a partir do dia 30 de maio, mais um canal de
serviço: as agências dos Correios.
Ao todo, 4.730 agências
próprias dos Correios, em todas as unidades da Federação, estarão habilitadas
para o atendimento aos serviços de consulta do INSS a partir de 30 de maio.
Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passarão por um
treinamento a partir do dia 26, de modo a capacitá-los para apoiar
principalmente os aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm
familiaridade com o aplicativo ou que não fizeram a consulta por meio do
telefone 135.
Após realizada a consulta
presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da
documentação por parte da associação, o cidadão ou cidadã poderá retornar à
agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.
TELEFONE 135 —
Além do aplicativo Meu INSS, é possível confirmar se o desconto associativo foi
autorizado, ou não, pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda
a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários
para ligar são após as 16h e aos sábados.
ALERTA DE GOLPES — O
INSS não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou faz
nenhum outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.
É preciso redobrar o cuidado com golpes O contato oficial com os beneficiários
do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu
INSS. Em caso de dúvidas, basta ligar na central de teleatendimento 135.
FONTES OFICIAIS —
Fique sempre atento às fontes oficiais, como o site do INSS (gov.br/inss) e as
redes sociais verificadas do Instituto — além das páginas oficiais do Governo.
Não clique em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais se receber
alguma ligação. Todas as informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas
continuamente pelos meios oficiais do INSS.
COMO ACESSAR O APP — O
aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente nas plataformas App Store
(iOS) e Google Play Store (Android). Após baixá-lo, será necessário criar uma
conta com login e senha, informando o número do CPF.
Confira o passo a passo:
Acesse o aplicativo Meu INSS
Dentro do app, após fazer
login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
Se você não tiver nenhum
desconto, verá uma mensagem como esta: "Fique tranquilo, nenhum desconto
foi feito no seu benefício"
Caso você tenha algum
desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o
desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se
houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do
próprio aplicativo. Faça assim:
Na página inicial do app,
clique em "Extrato de benefício".
Escolha o número do seu
benefício.
Verifique se há descontos de
mensalidade associativa que você não reconhece.
Se o segurado não autorizou
o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de
forma simples e sem burocracia:
Pelo aplicativo Meu INSS
(botão ficará visível na notificação recebida).
Pelo telefone 135 (segunda a
sábado, das 7h às 22h).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nenhum comentário