Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais.
A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e
pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a
devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve
ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo
telefone 135.
Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado
ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar
Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados
na terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Caso o
aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, poderá solicitar
a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo
telefone 135.
Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo
por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que
fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o
aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia à Agência Brasil.
Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o
governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para
atendimento presencial.
Consulta
Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma
gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download
pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na
Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com
login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para
acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no
sistema Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de
internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção
"Entrar com seu banco", disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que
aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e,
por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.
Mensagens
Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve
algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.
E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana
passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O
governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e
seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na
última semana.
Golpes
O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O
contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do
aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de
mensagem SMS.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de
acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que
funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais
rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
“Para saber informações com segurança, basta acessar os
canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”,
recomenda o instituto em comunicado.
Agência Brasil
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