Serviço para pedir reembolso de descontos indevidos estará disponível pelos canais de atendimento do INSS a partir da próxima quarta, 14
Já a partir da próxima terça-feira (13), os beneficiários que
tiveram valores descontados sem autorização em seus contracheques serão
informados do direito ao ressarcimento.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) que tiveram descontos associativos em seus contracheques
começarão a ser notificados a partir da próxima terça-feira (13), por meio do
aplicativo Meu INSS. A informação foi anunciada hoje (8) pelo presidente do
INSS, Gilberto Waller Júnior, durante entrevista coletiva, que contou com a
participação também da AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral
da União) e do Ministério da Previdência Social.
Além disso, já nesta quinta-feira (8), 27 milhões de
segurados serão informados, também por meio do aplicativo Meu INSS, de que não
possuem e nunca possuíram qualquer desconto em folha de origem associativa. E,
a partir da próxima quarta-feira (14), aqueles que tiveram desconto deverão
informar se as operações foram de fato autorizadas ou se foram prejudicados
pelas fraudes para, então, solicitar o ressarcimento.
Só nos canais de atendimento do INSS!
Atenção! É preciso muito cuidado com golpes! O contato com os
beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do Meu
INSS.
Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de
mensagem SMS para celular! Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na
central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
“A central telefônica 135 está sendo reforçada para suportar provável aumento
da demanda de atendimentos”, enfatizou o gestor da autarquia.
Uma dica é acessar o site ou aplicativo assim que possível
para facilitar com que as notificações apareçam automaticamente para o cidadão
em seu celular.
“O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via
Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu
INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do
INSS”, destacou o presidente do Instituto.
E se eu for notificado, o que devo fazer?
Caso você receba a notificação de que teve, de fato, desconto
indevido em seu contracheque, basta requerer o ressarcimento diretamente pelo
Meu INSS — ou telefone 135 — a partir da próxima quarta-feira. Vale destacar
que não vai ser preciso enviar documentos, nem preencher dados adicionais.
Bastará registrar que não reconhece o desconto apontado.
Assim que o serviço estiver disponível, será informado aqui o
passo a passo.
Durante a coletiva de imprensa, foi explicado que o sistema
gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze
dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências para o
ressarcimento ao INSS que, por sua vez, repassará o valor ao beneficiário
diretamente na sua conta bancária de recebimento.
Marcela Matos/Ascom INSS
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