Paraíba supera meta nacional e registra 56% de crianças alfabetizadas na idade certa.
Imagem ilustrativa - Reprodução internet
A Paraíba registrou um avanço expressivo na alfabetização
infantil e superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o
ano de 2024. Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado nesta
sexta-feira (11), o Estado alcançou o percentual de 56% de crianças
alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 4,9
pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 51,12%. O
resultado é reflexo direto da atuação articulada entre o Governo do Estado e os
223 municípios paraibanos, por meio do programa Alfabetiza Mais Paraíba,
lançado em maio de 2023
De acordo com os dados, o estado ocupa a 12ª colocação no
ranking nacional de alfabetização infantil em 2024, considerando o percentual
de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre os
estados que atingiram a meta estabelecida pelo MEC, a Paraíba se destaca ainda
como o 3º maior crescimento do Nordeste e o 9º do Brasil, reforçando o impacto
positivo das políticas públicas adotadas e do regime de colaboração entre
Estado e municípios.
Com esse desempenho, a Paraíba se junta a outros 10 estados
brasileiros que superaram as metas intermediárias definidas pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), integrando
um grupo de destaque na construção da política nacional de alfabetização.
O resultado é reflexo direto da atuação articulada entre o
Governo do Estado e os 223 municípios paraibanos, por meio do programa
Alfabetiza Mais Paraíba, lançado em maio de 2023. A iniciativa visa garantir a
alfabetização na idade certa, promovendo formação continuada de professores,
produção de material didático próprio, acompanhamento pedagógico e estímulo à
gestão educacional com base em evidências.
Para o governador João Azevêdo, o avanço registrado é um
marco importante na trajetória da educação pública da Paraíba. “Esse resultado
mostra que estamos no caminho certo. Alfabetizar nossas crianças na idade certa
é um compromisso de gestão e de justiça social. Através do Alfabetiza Mais
Paraíba, estamos atuando lado a lado com os municípios, garantindo que cada
criança tenha as condições necessárias para aprender a ler, escrever e seguir
sua trajetória escolar com dignidade. Essa conquista é de todos os educadores
paraibanos e da nossa rede pública de ensino,” declarou.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou o
impacto da colaboração intergovernamental nas políticas educacionais. “O avanço
da alfabetização na Paraíba é um sinal claro de que quando políticas públicas
são bem estruturadas e implementadas em colaboração com os municípios, os
resultados aparecem. Investir na alfabetização é garantir as bases para o
desenvolvimento integral de nossas crianças e, consequentemente, do país. Nosso
foco é assegurar que toda criança aprenda a ler no tempo certo, e esses números
mostram que estamos no caminho,” disse.
De acordo com o MEC, o ICA mede o percentual de crianças
alfabetizadas ao final do 2º ano, com base nos sistemas estaduais de avaliação,
considerando habilidades como leitura de palavras e textos curtos,
interpretação de pequenos trechos e identificação de informações explícitas.
O secretário executivo de Cooperação com os Municípios,
Erivonaldo Alves, reforçou o papel dos entes locais no sucesso da política.
“Nada disso seria possível sem o empenho dos municípios. Nosso regime de
colaboração tem sido exemplo nacional, pois respeita as especificidades locais
e oferece suporte técnico e pedagógico. A alfabetização é um direito de cada
criança e um dever compartilhado entre Estado e municípios. Cada gestor
municipal que acreditou nesse projeto é parte desse resultado,” enfatizou.
O compromisso do Estado é contribuir para que o Brasil atinja
a meta nacional de alfabetizar mais de 80% das crianças até 2030. O avanço da
Paraíba em 2024 demonstra que, com planejamento, investimento e parceria, é
possível transformar a realidade educacional desde os primeiros anos da vida
escolar.
Assessoria
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